Publicidade

Instagram deve ganhar criações coletivas e criptografia nas mensagens em breve

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Abril de 2021 às 13h17

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Instagram

O Instagram tem trabalhado em vários novos recursos, incluindo salas de áudio do tipo Clubhouse, criptografia de ponta a ponta para conversas, um adesivo para criações de conteúdo coletivas e muito mais. Pelo menos é isso que mostra alguns vazamentos recentes.

O desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi compartilhou uma série de tuítes na qual traz capturas de tela e mais detalhes sobre essas novidades. Vários desses recursos já foram mencionados anteriormente, o que mostra que o trabalho tem evoluído e eles podem estar próximos do lançamento.

Continua após a publicidade

A criptografia de ponta a ponta nas mensagens diretas é uma promessa do Instagram do começo do ano. A ideia é levar esta funcionalidade famosa do WhatsApp para a maior rede social do mundo, o que deve ofertar mais segurança nas conversas via directs. Desde então, a plataforma tem feito várias alterações para encaixar melhor o recurso.

Agora, saiu de cena o botão “Iniciar bate-papo criptografado” e entrou um botão de alternância. Basta marcar a opção correspondente para que toda a conversa seja protegida com essa camada extra de segurança. Isso deve facilitar a visualização e incentivar o uso.

Já o novo adesivo Collab foi visto pela primeira vez em outubro do ano passado e parece estar pronto para a sua estreia. Segundo a imagem vazada, o Instagram mostrará uma nova tela introdutória quando for lançado, no intuito de explicar o funcionamento.

Continua após a publicidade

O sticker permitirá que um perfil se junte até 20 outras pessoas para compartilhar histórias colaborativas sobre determinado tema ou evento específico. Por exemplo: perfis de churrascarias podem criar um tema sobre “ponto da carne” e tratar sobre tais detalhes nos stories. Quem usar esse adesivo, poderá atingir os seguidores dos demais usuários. Quem deixar de seguir a página criadora do evento ou sair do Collab em curso não conseguirá retornar.

Por fim, Paluzzi também encontrou uma nova notificação de status para chamadas de áudio e vídeo. Agora, o aviso aparece como um balão de bate-papo que inclui o nome e a foto de quem está ligando. Se não for possível atender na hora, um botão surgirá para incentivar o usuário a retornar a chamada.

Não há detalhes oficiais sobre estes recursos ou uma data de lançamento. Como alguns parecem estar bem avançados, é bem provável que novidades surjam nas próximas semanas. O Canaltech ficará de olho para trazer, em primeira mão, todas as novidades sobre o Instagram.

Continua após a publicidade

Novidades chegando a todo momento

Há menos de duas semanas, o Instagram anunciou uma funcionalidade importada do TikTok: o modo Remix. Com ele, é possível fazer reações, imitações, análises, cantar e outros tipos de conteúdo, graças à possibilidade de "duetar", ou seja, colocar o seu vídeo ao lado de outro do Reels. Antes, a única forma de reproduzir os duetos no Insta era fazendo uma edição externa, em algum software de vídeos.

Um pouco antes, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, confirmou estar trabalhando em recurso que permitiria salvar rascunhos de stories. A ideia é permitir que a pessoa possa interromper e continuar a edição mais tarde, quando for mais conveniente.

Continua após a publicidade

No início de março, a rede social autorizou a realização de lives com até quatro pessoas simultâneas — antes, a limitação era de até dois perfis. Essa novidade abriu espaço para novas formas de explorar o serviço, como videocasts, debates, entrevistas coletivas ou mesas redondas.

Algumas dessas novidades o deixam animado? Qual delas é a mais interessante para aprimorar a experiência do Instagram? Use o campo de comentários e deixe a sua opinião.

Fonte: Alessandro Paluzzi