Instagram apresenta "parceria paga" no Reels e recurso para transformar anúncios

Instagram apresenta "parceria paga" no Reels e recurso para transformar anúncios

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Outubro de 2021 às 10h19
(Imagem: Reprodução/Erik Lucatero/Unsplash)

Com o término da Creator Week, o Instagram aproveitou para anunciar a chegada de novos recursos para auxiliar os criadores a terem mais relevância na plataforma. A principal revelação é a possibilidade de produzir conteúdos para o Reels com os anúncios de conteúdos de marca, aqueles com a identificação de "Parceria Paga".

Isso deve oferecer mais transparência para as divulgações feitas com a ferramenta de vídeos curtos da rede social, além de ofertar mais uma solução para impulsionar a relação entre anunciantes e influenciadores digitais. O aviso ficará na parte inferior da tela, abaixo do nome do perfil e ao lado do termo "Patrocinado", em um formato bem similar ao existente no feed.

A "Parceria Paga" chegou ao Reels (Imagem: Divulgação/Instagram)

Outra novidade na mesma linha é a possibilidade de impulsionar conteúdo de marca já publicado no Feed, nos Stories e no Reels via aplicativo, como uma forma de ampliar o alcance da publicação e buscar mais engajamento do público. O criador ou a marca poderão incrementar a campanha após alguns dias, ou em momentos específicos, sem precisar refazer a publicação.

O Instagram permitirá também as chamadas "permissões da conta", recurso para possibilitar ao criador liberar seus patrocinadores para transformar publicações orgânicas com "Parceria Paga" em anúncios — o que permite focar em um público mais restrito ou criar uma call-to-action mais eficaz. Se for autorizada, a empresa anunciante poderá gerenciar os anúncios e até vinculá-los diretamente pelo perfil do criador, sem precisar que este monte a campanha.

Ajuda aos criadores

Essas duas últimas adições devem facilitar a vida dos pequenos e médios influenciadores digitais, que nem sempre dispõem de suporte técnico adequado para lidar com a ferramenta de gestão de anúncios. De tal maneira, as grandes companhias poderão colocar seus times de marketing para produzir tudo e apenas solicitar a autorização ao criador, algo que deve facilitar bastante esse relacionamento.

Segundo o Instagram, essas mudanças chegam para fazer da rede o "melhor lugar para os criadores construírem parcerias com marcas e possam gerar renda a partir dessas colaborações, ao mesmo tempo que ajudam as marcas a explorar novas tendências e públicos". 

O Collabs permite a criação e divulgação de conteúdos em conjunto (Imagem: Divulgação/Instagram)

Na semana passada, a rede social introduziu a possibilidade de criar publicações a partir de computadores para todos — estava em fase de testes desde o meio do ano. Usuários poderão postar fotos e vídeos com até 1 minuto de duração, selecionar proporções, aplicar filtros e usar funções básicas de edição. Os collabs são outra solução que chegam em definitivo e permitem a dois perfis criarem conteúdos em conjunto, com potencial de difusão para os seguidores de ambos, likes acumulados e outras vantagens.

 

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