Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram apresenta 3 novos e valiosos recursos para combater o ódio na rede

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2021 às 11h59

Link copiado!

Andre Hunter/Unsplash
Andre Hunter/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram anunciou novas medidas para conter ondas de ataques, insultos, abusos de comentários e mensagens diretas em um esforço para diminuir o ódio que circula na rede. Usuários da plataforma podem controlar com mais precisão quais comentários e mensagens podem alcançar suas próprias publicações e caixa de mensagens diretas para evitar o incômodo de lidar com hate gratuito.

Há limites para tudo na vida

Das novidades, a “Limites” é uma das mais interessantes. Com ela, você poderá decidir ocultar temporariamente os comentários e as solicitações de mensagens no Direct de contas que seguiram seu perfil recentemente ou nem são suas seguidoras.

Continua após a publicidade

A ferramenta cai como uma luva para pessoas com um grande fluxo de atividade em seus perfis, como influenciadores e artistas, que eventualmente passam por picos repentinos de comentários e solicitações de mensagens — após uma publicação, anúncio de novidade ou envolvimento em polêmica, por exemplo.

No tempo escolhido, as mensagens recebidas por desconhecidos serão levadas para a pasta “Solicitações ocultas”. De lá, o autor pode conferir os recebidos quando se sentir disposto.

Mensagens ocultas

Continua após a publicidade

Outra novidade interessante e relacionada à caixa de mensagens é a "Mensagens Ocultas". Quando ativada no menu "Privacidade", nas configurações do app, a ferramenta filtra automaticamente as solicitações de mensagens enviadas por perfis que você não segue e que sejam compostas por palavras, frases ou emojis ofensivos.

Alertas de comentários mais duros

Complementando o aviso de comentários potencialmente ofensivos liberado em outubro do ano passado, o Instagram tornará a presença deles ainda mais impactante. Se um usuário produz um comentário que pode atrapalhar o dia do autor da publicação, o alerta mostrará quais penalidades ele estará sujeito — seja ter sua fala simplesmente ocultada ou ter a conta suspensa.

A ideia não impede que o comentário seja feito, mas serve como um momento de reflexão. A inteligência artificial é responsável pela avaliação do teor da interação, mas sozinha ela não faz a denúncia contra a sua conta.

Continua após a publicidade

Segundo a rede social, tais novidades são parte dos seus esforços para reduzir a disseminação de discursos odiosos por lá — sejam eles racistas, sexistas, homofóbicos ou discriminatórios. “Sabemos que há mais a ser feito, incluindo melhorar nossos sistemas para encontrar e remover conteúdo abusivo mais rapidamente e responsabilizar quem publica esse tipo de conteúdo”, admite o Instagram.

O Instagram diz que o conjunto de ferramentas já está disponível para todo mundo, então é bom conferir na Play Store ou na App Store se há atualizações disponíveis para download.