Instagram apresenta 3 novos e valiosos recursos para combater o ódio na rede

Instagram apresenta 3 novos e valiosos recursos para combater o ódio na rede

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2021 às 11h59
Andre Hunter/Unsplash

O Instagram anunciou novas medidas para conter ondas de ataques, insultos, abusos de comentários e mensagens diretas em um esforço para diminuir o ódio que circula na rede. Usuários da plataforma podem controlar com mais precisão quais comentários e mensagens podem alcançar suas próprias publicações e caixa de mensagens diretas para evitar o incômodo de lidar com hate gratuito.

Há limites para tudo na vida

Das novidades, a “Limites” é uma das mais interessantes. Com ela, você poderá decidir ocultar temporariamente os comentários e as solicitações de mensagens no Direct de contas que seguiram seu perfil recentemente ou nem são suas seguidoras.

Limites permitem ocultar comentários e o recebimento de mensagens de pessoas desconhecidas por um determinado período (Imagem: Reprodução/Instagram)

A ferramenta cai como uma luva para pessoas com um grande fluxo de atividade em seus perfis, como influenciadores e artistas, que eventualmente passam por picos repentinos de comentários e solicitações de mensagens — após uma publicação, anúncio de novidade ou envolvimento em polêmica, por exemplo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No tempo escolhido, as mensagens recebidas por desconhecidos serão levadas para a pasta “Solicitações ocultas”. De lá, o autor pode conferir os recebidos quando se sentir disposto.

Mensagens ocultas

Outra novidade interessante e relacionada à caixa de mensagens é a "Mensagens Ocultas". Quando ativada no menu "Privacidade", nas configurações do app, a ferramenta filtra automaticamente as solicitações de mensagens enviadas por perfis que você não segue e que sejam compostas por palavras, frases ou emojis ofensivos.

Alertas de comentários mais duros

Complementando o aviso de comentários potencialmente ofensivos liberado em outubro do ano passado, o Instagram tornará a presença deles ainda mais impactante. Se um usuário produz um comentário que pode atrapalhar o dia do autor da publicação, o alerta mostrará quais penalidades ele estará sujeito — seja ter sua fala simplesmente ocultada ou ter a conta suspensa.

A ideia não impede que o comentário seja feito, mas serve como um momento de reflexão. A inteligência artificial é responsável pela avaliação do teor da interação, mas sozinha ela não faz a denúncia contra a sua conta.

Segundo a rede social, tais novidades são parte dos seus esforços para reduzir a disseminação de discursos odiosos por lá — sejam eles racistas, sexistas, homofóbicos ou discriminatórios. “Sabemos que há mais a ser feito, incluindo melhorar nossos sistemas para encontrar e remover conteúdo abusivo mais rapidamente e responsabilizar quem publica esse tipo de conteúdo”, admite o Instagram.

O Instagram diz que o conjunto de ferramentas já está disponível para todo mundo, então é bom conferir na Play Store ou na App Store se há atualizações disponíveis para download.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.