Publicidade

Instagram anuncia fim das "Compras ao vivo" em lives

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Fevereiro de 2023 às 13h18

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Instagram

Nesta terça-feira (14), o Instagram anunciou o fim de mais um recurso voltado para vendas, o Live Shopping (as "Compras ao vivo" da plataforma). A partir de 16 de março de 2023, criadores de conteúdo não mais poderão marcar links para a venda de produtos em lives da rede social. Outras funcionalidades relacionadas ao comércio seguem inalteradas, informou a rede.

"A partir de 16 de março de 2023, você não mais poderá marcar produtos em transmissões ao vivo no Instagram. Essa mudança nos ajudará a focar em produtos e recursos que agregam mais valor aos nossos usuários", explicou a plataforma numa página de suporte.

Os demais recursos voltados para vendas no Instagram, como links em Stories, opções especiais para publicações no feed e anúncios pagos, continuarão disponíveis. Além disso, outras funções para lives do Instagram continuarão presentes, como a capacidade de adicionar convidados e promover um momento de perguntas e respostas.

Continua após a publicidade

Instagram com menos vendas

Esse é mais um passo do Instagram contra as ferramentas voltadas para comerciantes. Uma das alterações mais importantes foi a retirada da seção "Loja" da barra inferior a partir de fevereiro — mudança que já deve ter sido distribuída para todos os usuários. No Facebook, a função de "Compras ao vivo" foi abandonada em outubro do ano passado.

Não está claro o motivo que faz a Meta se afastar das ferramentas de vendas integradas, mas provavelmente isso deve fazer parte da nova estratégia da empresa. Talvez, os recursos não tenham sido usados de forma significativa e já não fazia sentido mantê-las presentes no aplicativo.