Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba o que fazer se alguém se passar por você no Instagram

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Fevereiro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Os perfis falsos são uma praga desde os primórdios da internet. Nas redes sociais, com o compartilhamento e acesso rápido às informações, tais situações se tornaram ainda mais comuns, principalmente no Instagram, onde contas fakes costumam ser usadas para a prática de golpes ou uma maneira de obter mais informações sobre uma pessoa para uso em fraudes ou ataques envolvendo engenharia social.

Além disso, estamos falando de uma situação das mais desagradáveis, afinal, ninguém gosta de ver as próprias fotos e informações sendo utilizadas em uma conta falsa Felizmente, o Instagram possui mecanismos de auxílio às vítimas de contas fakes, que prometem avaliar casos e bloquear os autores de perfis fraudulentos.

Como denunciar uma pessoa se passando por mim no Instagram?

Continua após a publicidade
  1. Abra o aplicativo do Instagram e acesse o perfil fake;
  2. No menu com três pontinhos no canto superior direito da tela, clique em “Denunciar”;
  3. Selecione “Algo sobre esta conta”;
  4. Escolha “A pessoa está fingindo ser outra pessoa” e, depois, selecione “Eu”.

O processo também pode ser realizado da mesma maneira pelo Instagram no computador. Após receber a denúncia, a rede social fará a análise da solicitação e responderá em alguns dias, indicando a ação que foi tomada em relação ao problema apontado.

Avise amigos e familiares

Fora das questões de relacionamento ou simples vontade de incomodar os outros, o furto de informações de uma conta do Instagram costuma estar relacionado a golpes. Usando a foto e dados de terceiros, os bandidos podem tentar pedir dinheiro a contatos ou vender produtos que não existem, tentando obter transferências via Pix usando o seu nome.

Caso alguém que você conheça faça um anúncio desse tipo ou entre em contato solicitando valores, certifique-se de estar falando com a pessoa certa antes de responder. Conferir o número de seguidores, nome de usuário e as datas de fotos publicadas ajuda a identificar que tenham sido criados recentemente com fins maliciosos. Usuários também podem ajudar a identificar fakes denunciando a conta e informando aos conhecidos sobre o perfil falso.

Da mesma forma, ao descobrir que um terceiro teria criado uma conta para se passar por você, o ideal é avisar amigos, cônjuges e familiares sobre a situação. Isso pode ser feito a partir de seu próprio perfil oficial, com uma publicação nos stories ou no feed alertando a todos sobre a possibilidade de receberem contatos de criminosos ou para que não caiam em golpes que ofereçam produtos. O ideal, também, é que eles não cliquem em eventuais links enviados pelo usuário fake.

Continua após a publicidade

Em casos recorrentes ou cuja autoria for conhecida, também vale registrar um boletim de ocorrência para informar as autoridades policiais sobre o problema. Alertas em outras redes sociais, como Facebook e Twitter, também pode servir para que mais gente fique sabendo da fraude, evitando que caiam em golpes a partir do perfil falso.