Publicidade

Facebook vai remover 4 campos de informações do perfil do usuário

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2022 às 17h56

Link copiado!

Szabo Viktor/Unsplash. Montagem: Canaltech
Szabo Viktor/Unsplash. Montagem: Canaltech
Tudo sobre Facebook

O Facebook vai remover quatro campos de informações dos perfis dos usuários a partir do próximo mês. Os campos excluídos serão: religião, orientação política, endereços e o "Interesse em", que indica a orientação sexual do usuário.

A rede social começou a enviar uma notificação para as pessoas avisando sobre a mudança. A remoção entrará em vigor a partir de 1º de dezembro e tem como objetivo tornar a rede social "mais fácil de usar".

Ao cadastrar no Facebook, o usuário é convidado a responder a uma longa série de perguntas e preencher informações sobre si. Essa grande quantidade de dados pessoais desestimula a entrada de pessoas, além do uso criminoso para aplicar golpes, já que é possível saber muita coisa sobre o usuário.

Continua após a publicidade

Em mensagem enviada ao portal TechCrunch, um porta-voz da Meta falou mais sobre a novidade. “Como parte de nossos esforços para tornar o Facebook mais fácil de navegar e usar, estamos removendo um punhado de campos de perfil: Interessado em, Visões religiosas, Visões políticas e Endereço”, explicou a nota.

Segundo a Meta, a mudança não afetará a capacidade de compartilhar tais informações sobre si mesmo em qualquer outro lugar do Facebook. Na prática, nada mudará em relação à política de conteúdo da plataforma, portanto ainda será possível publicar conteúdos sobre religião, política, interesses românticos ou coisas locais.

Continua após a publicidade

As demais informações já preenchidas pelo usuário permanecerão em seus perfis, junto com os contatos e dados básicos. As entradas dos campos futuramente removidos pode ser baixadas pelo proprietário da conta antes da data-limite — após serão permanentemente excluídas.

Facebook tentando se reencontrar

A decisão é fruto dos esforços do Facebook de se reinventar diante de um público cada vez mais impaciente. A plataforma tem vários recursos antigos, desatualizados e pouco usuais na atualidade. Mesmo com a exclusão, o Face ainda manterá vários campos que não constam em redes sociais rivais, afinal a maioria oferece apenas um espaço de biografia limitada.

Recentemente, a mídia social de Mark Zuckerberg começou a liberar o compartilhamento de vídeos do Reels em grupos. Antes, apenas vídeos comuns podiam ser compartilhados por usuários de uma comunidade, porém sem a possibilidade de uso do formato em alta.

Continua após a publicidade

A plataforma também passou a sugerir o reaproveitamento de posts de sucesso do Instagram. O reúso de posts não surpreendeu, já que a própria Meta tem uma ferramenta para fazer a publicação cruzada em ambas as plataformas, mas a indicação de conteúdos antigos (com dois, três ou até cinco anos de postagem) chamou a atenção para um certo "desespero" na busca pela audiência.

Fonte: TechCrunch