Facebook Memorial: como homenagear um falecido na rede social

Por Dimitri Pereira

O que acontece com a conta do Facebook de alguém que morre? Ela fica eternamente online. Mas o usuário, ainda em vida, pode designar uma pessoa para tomar as rédeas de sua conta quando ele falecer, mediante prova de sua morte, como uma herança.

Se um de seus amigos do Facebook já faleceu e sua conta permanece ativa, aqui estão algumas opções:

Contato herdeiro

Contatos herdeiros são nomeados pelo titular da conta antes de sua morte. Pode ser um amigo próximo, um membro da família ou alguém que será capaz de gerenciar a conta do usuário quando ele morre. Esses contatos herdeiros podem publicar um post fixado na parte superior da timeline, responder a novas solicitações de amizade, atualizar a imagem de perfil da pessoa e a foto de capa. Eles podem também, com a permissão prévia do usuário falecido, fazer download de arquivos de fotos, deixar mensagens na linha do tempo e mudar as informações de perfil.

Os contatos herdeiros não podem fazer login na conta do usuário falecido e nem ver qualquer informação pessoal, como as mensagens privadas do Facebook. Eles também não podem remover posts, fotos ou amigos do finado.

Para escolher um contato herdeiro siga essas instruções:

Passo 1. Abra sua conta do Facebook e vá até "Configurações"

facebook tutorial morte

Passo 2. Depois vá em "Segurança" seguido de "Contato herdeiro"

facebook tutorial morte

Passo 3. Clique em "editar" e digite o nome do seu amigo, depois clique em "Adicionar".

facebook morte tutorial

Passo 4. Você terá a opção de enviar uma mensagem informando sobre a escolha imediatamente, então clique em "Enviar". (O Facebook já tem uma mensagem pré-estabelecida, e que pode ser editada por você). Mas se você preferir não informá-lo sobre sua decisão, clique em "Agora não", mas você precisará informar seu contato herdeiro ainda em vida, porque ele vai precisar pedir ao Facebook para ter acesso à sua conta quando você falecer.

facebook tutorial morte

Passo 5. Depois de ter escolhido um contato herdeiro, você terá a opção de permiti-lo baixar uma cópia da sua conta do Facebook. Para permitir que seu contato herdeiro faça isso, clique na caixa de seleção e clique em "Fechar".

facebook morte tutorial

Se você não escolher nenhum contato herdeiro antes de morrer, ninguém poderá administrar a sua conta do Facebook, mas as pessoas ainda poderão imortalizá-lo.

Imortalizando a conta do Facebook de alguém falecido

Uma conta imortalizada de alguém terá a palavra "Memorial" na frente do nome da pessoa, e não vai aparecer nos anúncios "Pessoas que você talvez conheça" do Facebook, ou nos lembretes de aniversário da mesma.

As contas Memorial não podem ser logadas, portanto estão impedidas de serem hackeadas.

Se você é membro de primeiro grau da pessoa falecida, pode solicitar ao Facebook que a conta seja excluída, ao invés de ser imortalizada.

Para fazer isso, use a Solicitação especial para a conta da pessoa falecida. Você precisará fornecer ao formulário o nome completo da pessoa falecida, o endereço de email, a data da morte e a URL da sua Timeline.

facebook tutorial morte

Você também precisará fornecer a prova de que é um membro de primeiro grau da pessoa. Para isso você deve usar uma certidão de nascimento, a certidão de óbito ou provas registradas.

Curtiu esse tutorial? Deixe um comentário.