Facebook lança o 'Watch' para concorrer com YouTube e Netflix

Por Redação | 10 de Agosto de 2017 às 09h33

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (10) seu novo serviço que irá rivalizar diretamente com o YouTube e Netflix. Chamado de "Watch", o novo recurso será lançado inicialmente dentro do próprio aplicativo do Facebook, em uma guia totalmente nova dedicada a ele. Dessa forma, a empresa espera utilizar a ampla popularidade da rede social para promover a funcionalidade.

O Watch contará com uma programação bastante variada que inclui a liga de basquete feminina dos Estados Unidos, shows, séries, documentários e até programas sobre safaris. De imediato, porém, nem todos os programas que o Facebook pretende inserir em seu novo serviço estarão disponíveis, visto que a empresa ainda está trabalhando com parceiros na produção de conteúdo, como a National Geographic, Time, NASA, NBA, Vox Media, BuzzFeed, ATTN e Group Nine Media.

Além disso, o Facebook está preparando dois novos shows para serem lançados dentro dos próximos meses e a expectativa é que continuem os investimentos em conteúdo exclusivo desenvolvido por outros produtores. "Aprendemos que as pessoas gostam de descobrir vídeos em suas páginas, mas elas também querem um lugar dedicado onde podem ir e assistir a eles", afirmou Daniel Banker, diretor de produto do Facebook.

Os usuários da rede social poderão personalizar o seu feed e acompanhar apenas a programação de seu interesse. Eles também poderão comentar sobre os programas, abrindo a possibilidade de uma interação muito maior com o público. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, o Watch irá permitir aos usuários "conversarem e se conectarem com pessoas durante um episódio e aderirem a grupos de pessoas que gostam dos mesmos programas, criando comunidades".

O Facebook vem tentando há anos se tornar um dos principais players de vídeo do mercado digital, mas ainda está atrasado em relação aos seus principais concorrentes. A estratégia da companhia de Zuckerberg é entrar para um segmento que está sofrendo uma grande mudança ao redor do mundo, em especial nos Estados Unidos. Os serviços de vídeo online estão conquistando cada vez mais consumidores em detrimento do tradicional serviço de TV a cabo.

O Watch inicialmente estará disponível nas versões desktop e mobile para um grupo limitado de pessoas nos Estados Unidos. Posteriormente, a intenção é lançá-lo globalmente.

Fonte: CNN

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.