Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook estuda tecnologia para fornecer conexão de internet via laser

Por| 19 de Julho de 2016 às 23h01

Link copiado!

Facebook estuda tecnologia para fornecer conexão de internet via laser
Facebook estuda tecnologia para fornecer conexão de internet via laser
Tudo sobre Facebook

Não é de hoje que o Facebook tem como objetivo melhorar e ampliar o acesso à internet em todo o mundo. Recentemente, a companhia de Mark Zuckerberginvestiu em antenas para melhorar o sinal de internet em áreas rurais, e o CEO já chegou a declarar que acredita que o acesso universal à internet seja um caminho para a paz mundial. Agora, a empresa está estudando uma tecnologia capaz de fornecer conexão com a internet por meio de raios laser.

Na verdade a companhia já vem avaliando esse tipo de tecnologia desde o ano passado, mas agora o Connectivy Lab do Facebook documentou suas pesquisas explicando como raios laser seriam capazes de levar uma conexão de 2 Gbps para locais remotos, onde o acesso físico é complicado.

De acordo com os documentos, o truque é usar fibras ópticas fluorescentes para coletar a luz em vez de confiar o sistema óptico tradicional. Uma vez que as fibras não emitem a mesma cor que elas absorvem, você pode fornecer a elas uma luz ainda mais brilhante (semelhante a um concentrador solar) e gerenciar um tempo de resposta bastante rápido – algo como menos de 2 nanossegundos. Ao combinar isso com uma codificação de dados multi-fluxo, consegue-se a largura de banda necessária para redes Wi-Fi e sem fio.

No momento, o Facebook disse estar “investigando a viabilidade” de transportar hardware com base nessa tecnologia, mas disse ainda que pode ser que essa possibilidade se torne realidade mais rapidamente do que possamos imaginar. Por enquanto a companhia vem realizando os testes usando materiais facilmente disponíveis, mas espera que outras empresas criem materiais otimizados para essa tecnologia, materiais esses que seriam mais bem adaptados e adequados para tal.

Continua após a publicidade

Fonte: The Optical Society (1) e (2); Engadget