Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook quer levar internet às regiões remotas utilizando lasers

Por| 02 de Julho de 2015 às 12h26

Link copiado!

Facebook quer levar internet às regiões remotas utilizando lasers
Facebook quer levar internet às regiões remotas utilizando lasers
Tudo sobre Facebook

O Facebook contará com uma nova tecnologia para concretizar seus esforços em levar internet até as regiões mais remotas. Além de satélites e drones, a empresa também deverá utilizar lasers como fonte de conexão à rede.

Mark Zuckerberg, CEO da empresa, mostrou em seu perfil na rede social as primeiras imagens da tecnologia de laser que está em desenvolvimento. Segundo Zuckerberg, a transmissão de internet via laser irá "aumentar dramaticamente a velocidade de envio de dados a longas distâncias".

Apesar dos lasers estarem visíveis nas imagens publicadas pelo CEO do Facebook, eles não deverão ser vistos quando aplicados no mundo real. A equipe de desenvolvimento da tecnologia modificou o equipamento para que o laser fosse visível apenas na fotografia.

As part of our Internet.org efforts, we’re working on ways to use drones and satellites to connect the billion people...
Continua após a publicidade

De acordo com o Facebook, "os lasers utilizados em sistemas FSO (Free Space Optics) fornecem larguras extremamente elevadas de banda e capacidade, similar às redes de fibra óptica". No entanto, a empresa ressaltou que os lasers necessitam ser precisamente calibrados e que "as duas extremidades precisam se enxergar, o que significa que eles não funcionam através das nuvens e são muito vulneráveis a más condições meteorológicas".

Estes esforços fazem parte do projeto Internet.org, que tem como objetivo levar conectividade para as regiões onde atualmente não existe internet, nem infraestrutura para transmitir conexão de maneira tradicional, via cabo. Assim como os satélites e drones, o laser é uma das alternativas para tentar levar a internet para regiões distantes.

Fonte: Facebook