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Facebook é a plataforma líder em buscas por notícias sobre o coronavírus

Por| 06 de Maio de 2020 às 08h48

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Facebook é a plataforma líder em buscas por notícias sobre o coronavírus
Facebook é a plataforma líder em buscas por notícias sobre o coronavírus
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Um estudo veiculado pela empresa de análise de hábitos de consumo Flixed revelou que o Facebook segue sendo a plataforma preferida dos usuários na busca por notícias relacionadas ao novo coronavírus (SARS-CoV-2) e à COVID-19. De acordo com o estudo, que possui um recorte de 1.000 pessoas entrevistadas, a rede social criada por Mark Zuckerberg ocupa a liderança no ranking, com o Reddit aparecendo na segunda colocação.

A informação bate com relatos feitos pelo próprio Facebook, que já declarou internamente ao final de março que o volume de uso da plataforma aumentou em cerca de 50% desde que as ordens governamentais de quarentena e isolamento social começaram, com esse crescimento atribuído quase que inteiramente ao interesse público no novo coronavírus.

Isso mostra um lado bom, claro, já que as pessoas não apenas buscam se informar mais, mas também mais rapidamente, gerando um volume de produção de conteúdo acima da média para atender à demanda. Apesar disso, também abre um precedente perigoso, já que as redes sociais — e principalmente o Facebook — são um prato cheio para a proliferação de fake news. Desde fevereiro de 2020, a empresa vem enfrentando uma nova onda de desinformação, com páginas anunciando “curas” e “produtos” de alívio à COVID-19, bem como informações desautorizadas por organizações e especialistas de saúde (vide o “caso Quinina”, que já expusemos aqui no Canaltech).

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O estudo também mostra uma leve mudança de paradigmas, já que o volume de consumo de notícias antes da pandemia era majoritariamente masculino. Homens passavam pouco mais de 30 minutos buscando notícias diariamente, enquanto mulheres chegavam a 28 minutos. Após a COVID-19, porém, mulheres dedicam 53,7 minutos na busca por informações; e os homens, 52,1 minutos.

A geração X também lidera a busca quando o recorte é feito pela idade: pessoas nascidas entre 1960 e 1970 dedicam, em média, 55,7 minutos para ler notícias relacionadas à COVID-19, com outras gerações dedicando de 43 a 53 minutos.

O estudo completo está disponível no site da Flixed, mas os infográficos podem ser vistos abaixo (em inglês):

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Fonte: Flixed; The New York Times