Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook amplia acesso a API do Messenger e traz mais opções a desenvolvedores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2021 às 14h01

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash
Tudo sobre Facebook

Nesta quarta-feira (2), acontece a F8 Refresh, a conferência do Facebook focada em desenvolvedores. Este ano de volta às raízes, segundo a companhia, a apresentação introduziu mecanismos muito aguardados pela comunidade para seu compromisso com a atualização de recursos nas APIs dos principais mensageiros da companhia, ampliação no app Facebook Business Suite e chatbot do WhatsApp ainda mais inteligente.

A primeira das grandes novidades é a API do Messenger para o Instagram, finalmente disponível para todos os desenvolvedores. Através dela, programadores poderão elaborar soluções próprias para melhorar a comunicação com empresas, assim como explorar mais a fundo os recursos do mensageiro.

Continua após a publicidade

Segundo o Facebook, 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa. Mensagens, por sua vez, seriam um dos principais motivos para essa conexão — seja por Stories, mensagens diretas ou menções —, por isso seria indispensável que desenvolvedores tenham liberdade para criar soluções para aplicações específicas na rede social.

Conexão de Login com o Messenger

A fim de proporcionar relações mais profundas com clientes, o Facebook liberou o Conexão de Login com o Messenger, em que os consumidores poderão trocar mensagens com empresas diretamente do fluxo de login do Facebook.

Testes controlados revelaram que 70% dos usuários avaliados optaram por permitir a troca de mensagens até o momento. O princípio desse recurso é dar à marca a oportunidade de aprofundar seu engajamento com as pessoas por meio de mensagens com tratamento mais personalizado e possivelmente mais eficiente.

Continua após a publicidade

Extensão do Facebook para Empresas

Desenvolvedores e gestores de redes sociais devem conhecer o Facebook Business Suite, a plataforma que reúne o controle de atividades do Facebook, Instagram e Messenger. Se o app já era bom, ficou ainda melhor: a companhia incluirá ao serviço o Business Apps, em que adicionará ferramentas de terceiros criados pela comunidade.

Essa seção abraçará as criações mais interessantes dos desenvolvedores de fora do Facebook ao Business Suite, reconhecendo a importância da comunidade para a criação de ferramentas eficientes para gestores de contas comerciais.

Para disponibilizar os projetos, o programador interessado ingressar na plataforma chamada Extensão do Facebook para Empresas — uma solução da gigante para simplificar a integração com o Business Suite. Nos meses a seguir, o ecossistema de aplicativos será expandido e, no processo, a comunidade de desenvolvedores será convidada a se inscrever no acesso antecipado.

Continua após a publicidade

Melhorias na API do WhatsApp Business

Atualizações também foram anunciadas para a API do WhatsApp Business. Nesse caso, o conjunto de ferramentas abre caminho para o desenvolvimento de ferramentas para o mensageiro mais popular do Brasil e, devido a sua presença quase absoluta no país, companhias dependem cada vez mais dele para construir uma relação com seus consumidores remotamente.

Dito isto, as novidades incluem Onboarding mais rápido (de semanas, para cinco minutos); mais opções para disposição de informações — permitindo que compras tenham status atualizados constantemente, aviso de ofertas mais inteligentes e outras aplicações —, e novos recursos de mensagens, para que pessoas possam interagir melhor com o chatbot de uma empresa pelo WhatsApp.

Tal aprimoramento também dará ao robô a habilidade de entender respostas às mensagens. Quando há itens dispostos em mensagens em lista, por exemplo, o usuário poderá mencionar uma dessas mensagens com o botão “Responder” e o sistema interpretará a sua escolha.

Continua após a publicidade

Os recursos da F8 deste ano não param por aí e incluem também melhorias no Spar AR, um software de criação de realidade aumentada, e na PyTorch, a estrutura de aprendizado de máquina que o Facebook ajudou a criar. Mais informações devem estar incluídas na página oficial do Facebook para Desenvolvedores.