Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Executivo explica por que app do Instagram para iPad não existirá tão cedo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Fevereiro de 2022 às 15h29

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Em uma conversa no Twitter, o chefão do Instagram, Adam Mosseri, mais uma vez explicou por que o iPad não tem um app próprio para a rede social: segundo o executivo, não há demanda grande o suficiente que justifique o suporte. Numa conversa no Twitter com o youtuber de tecnologia Marques Brownlee, o executivo admite que o suporte é muito pedido, mas não seria possível implementá-lo agora pois há outras adições mais urgentes.

“Cada implementação adiciona um custo: [hoje] temos suporte para iOS, Android, web e Instagram Lite — o Android é o mais custoso”, explica Mosseri. “Nós somos menores do que você acredita”, completou.

Continua após a publicidade

Comentários acerca da falta de recursos para suporte no iPad não são inéditos. No ano passado, o chefe do Instagram revelou que a plataforma tinha “muito o que fazer e poucas pessoas para trabalhar”, então o suporte para o tablet da Apple ficou para depois. O app, inclusive, entra na categoria de “finally features”, como Mosseri gosta de chamar recursos pedidos pela comunidade, mas por muito tempo “ignorados” pela rede social.

“O grupo [que pede pelo suporte ao iPad] não é grande o suficiente para ser uma prioridade”, comentou Mosseri”. Ele disse que espera chegar ao ponto ideal “em algum momento”, mas agora a empresa “está focada em outras coisas”.

Se existisse app, teria mais pessoas?

Continua após a publicidade

Quanto aos recursos limitados da plataforma, o argumento de Mosseri como chefe da plataforma é inquestionável: o suporte para mais uma plataforma implica em várias camadas extras de trabalho. Prova da dificuldade da manutenção estaria nas evidentes funcionalidades pendentes da versão web da rede social, que pouco recebe adições importantes — e sequer exibe o Reels apropriadamente, que hoje é uma das funções mais importantes do app mobile.

Contudo, quanto a falta de demanda, há espaço para contra-argumentos: o iPad é um produto extremamente popular da Apple e cada nova geração o torna ainda mais útil nessa ponte que faz entre o portátil e computadores tradicionais. Dados destacados pelo site 9to5Mac mostram que já foram vendidos mais de 51 milhões de unidades do tablet.

De certa forma, o suporte apropriado para o dispositivo da Apple também levaria melhorias para a versão de tablets e dobráveis no Android — hoje, um tanto precárias em usabilidade. Logo, a adição não somente melhoraria o cenário para quem usa um iPad, mas provavelmente para todo o mercado no geral — e a demanda para isso é cada vez maior.

Continua após a publicidade

Se o Instagram terá espaço para suprir essa necessidade, só o tempo dirá. Por enquanto, porém, isso não vai acontecer.

Fonte: Adam Mosseri, 9to5Mac