Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Diretor do Instagram disse que rede social não tem políticas contra deepfakes

Por| 25 de Junho de 2019 às 14h07

Link copiado!

Diretor do Instagram disse que rede social não tem políticas contra deepfakes
Diretor do Instagram disse que rede social não tem políticas contra deepfakes
Tudo sobre Instagram

O diretor do Instagram participou de uma entrevista para o programa CBS This Morning. Adam Mosseri foi sabatinado com uma série de perguntas sobre o aplicativo, entre elas, a polêmica recente com o vídeo em deepfake do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Sobre isso, ele respondeu: “Nós não temos uma política contra deepfakes atualmente”.

Essa é uma ferramenta utilizada para criar um vídeo falso em que se coloca o rosto de uma pessoa qualquer da forma mais natural possível para realizar uma montagem. O sistema utiliza inteligência artificial e um banco de dados de fotos da vítima para criar um vídeo falso sobre ela.

No caso de Zuckerberg, a produção era uma crítica da página Spectre feita pelo artista Bill Posters. O CEO do Facebook é apresentado como se confessasse que deve sua vida ao sistema, uma vez que “quem controla os dados, controla o futuro”.

O vídeo data de 7 de junho, sendo que o Instagram já havia informado no dia 12 que não tiraria o vídeo do ar. Na época, a rede social informou que as punições para desinformação não se valiam para o caso, que se tratava de uma clara provocação.

Continua após a publicidade

“Estamos tentando avaliar o que queremos disso, e como podemos definir o que é deepfake”, apontou no programa. Nós primeiro precisamos definir princípios e sermos transparentes com estes princípios. Agora, estamos tentando equilibrar segurança e liberdade, e este equilíbrio é bem, mas bem perigoso. No momento, o mais importante é focar em chegar a estes conteúdos mais rapidamente. Depois disso é que podemos chegar ao próximo debate sobre derrubar ou não quando encontrarmos algo do tipo”. explicou.

O cabeça da empresa também foi questionado sobre privacidade do Instagram. De forma clara, se a plataforma “ouve” as nossas conversas. A resposta foi bastante incisiva: “não, não ouve”.

Continua após a publicidade

A entrevista completa vai ao ar apenas na CBS na próxima quarta-feira (26), mas a emissora já apresentou algumas respostas que estarão no episódio.

Fonte: CBS