Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dados revelam que Instagram foi protagonista da manipulação russa nos EUA

Por| 17 de Dezembro de 2018 às 15h38

Link copiado!

Dados revelam que Instagram foi protagonista da manipulação russa nos EUA
Dados revelam que Instagram foi protagonista da manipulação russa nos EUA
Tudo sobre Instagram

Um novo relatório divulgado pelo Comitê de Inteligência do Senado dos Estados Unidos revelou uma nova informação sobre a interferência russa durante as eleições do país em 2016: de acordo com o documento, o Instagram teve um papel na manipulação do eleitorado muito maior do que o inicialmente relatado pelo Facebook, e deverá ser uma das principais vias de manipulação usadas pela Rússia durante as eleições de 2020.

O resultado foi encontrado por três grupos de pesquisadores independentes (a empresa de segurança digital New Knowledge, a companhia de datacenters Canfield Research e pesquisadores da Universidade de Columbia) mostram que a IRA (Internet Research Agency, uma “fazenda de trolls” onde são criados a maioria dos memes e virais que influenciaram as eleições de 2016 nos Estados Unidos) teve no Instagram a sua rede social com maior engajamento, com números que superaram todas as outras redes sociais do mundo, incluindo o Facebook. O relatório explica que a IRA transportou suas atividades para o Instagram após a mídia dos Estados Unidos começar a escrever histórias sobre os bots russos no Facebook e no Twitter, e atuou na rede social de fotos praticamente sem ser incomodada.

Os resultados mostram uma diferença expressiva. Enquanto no Facebook e no Twitter somados a IRA conseguiu 150 milhões de interações de usuários dos Estados Unidos com suas postagens, no Instagram a agência atingiu 187 milhões de interações com o mesmo público e durante o mesmo período, composto do intervalo entre os anos 2015 e 2018.
Para os pesquisadores, o sucesso do Instagram na estratégia de manipulação russa é um indicador de que a rede social é perfeita para o tipo de “guerra memética” (uso de memes e imagens virais) que a IRA utiliza para manipulação ideológica.

Continua após a publicidade

Durante a audiência com o Congresso dos Estados Unidos em novembro, quando o Facebook revelou alguns dados sobre a influência russa, os representantes da empresa só citaram o Instagram de forma rápida, e apenas depois de serem pressionados pelos congressistas. Os pesquisadores acreditam que a empresa não deu tanta atenção à sua rede social de fotos por conta dela não possuir um botão para compartilhar postagens, o que diminui o caráter viral destas.

Apesar disto, a IRA teve bastante sucesso nos conteúdos para a plataforma, que exaltavam Donald Trump e criticavam a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton — algumas vezes de modo bem sutil. Um exemplo desse tipo de sutileza podia ser notado no perfil @femenism_tag, que promovia ideias feministas que muitas vezes se concentravam em mostrar como Hillary não era feminista.

Além do @femenism_tag, a IRA teve diversos outros perfis de sucesso na rede social. O mais famoso dele é o @blackstagram_, que chegou a ter mais de 303 mil seguidores, mas de modo geral cerca de 40% dos perfis criados pela agência chegaram a ter mais de 10 mil seguidores, enquanto 12 perfis chegaram a apresentar mais de 100 mil. Essas contas acompanhavam as discussões de outras páginas do Facebook e canais do YouTube criados pela IRA, e praticamente todas as postagens faziam referências a esses canais e páginas falsas, que eram citados junto com canais verdadeiros criados por cidadãos americanos reais, com o intuito de dar maior credibilidade ao conteúdo.

Continua após a publicidade

Até o momento, o Facebook não se pronunciou sobre as descobertas deste relatório, apenas declarando que já disponibilizou para os legisladores do país milhares de ads criados pela agência russa e que está criando ferramentas para evitar a manipulação da IRA em eleições futuras.

Fonte: Bloomberg