Como ter mais seguidores no Facebook | 6 dicas
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Guadalupe Carniel |

Muitos donos de páginas na rede social querem saber como ter mais seguidores no Facebook. Apesar de não existir uma fórmula mágica, um conjunto de boas estratégias pode ajudar muito a aumentar o alcance da sua página ou perfil, acumulando mais fãs.
- Como mudar a foto de perfil e a capa do Facebook
- Como desativar o Facebook temporariamente do jeito certo
Para ampliar o número de seguidores, vale a pena utilizar os recursos que o próprio Facebook disponibiliza para o gerenciamento de páginas, com opções gratuitas e pagas. Confira, a seguir, seis dicas importantes para aumentar o público da sua página!
1. Faça publicações virais
Publicações virais no Facebook são uma importante forma de acumular seguidores. Quando um conteúdo atinge números de engajamento mais altos do que o normal, há a possibilidade de atrair novas pessoas para a página, além de apenas interações e visualizações.
Obviamente, criar um conteúdo que tenha esse resultado não é tarefa fácil, mas algumas dicas podem ajudar. Uma ferramenta importante do Facebook é a aba de Insights, no Estúdio de Criação. Com esse recurso, é possível acompanhar publicações em alta na rede social e ainda acompanhar páginas do mesmo segmento.
2. Convide pessoas para curtir a página
Existem diversos métodos para convidar pessoas para a sua página. O próprio Facebook permite convidar a sua lista de amigos, mas também é possível expor o link em outras plataformas, como o site oficial e outras contas em redes sociais.
Em cada ocasião, é muito importante utilizar um Call-to-action (“Chamado para ação”, em tradução livre). Lembre-se de incluir um convite para curtir a página nas legendas de publicações ou em anúncios, auxiliando a converter possíveis espectadores em seguidores.
3. Divulgue sua página em grupos
O Facebook permite participar e publicar em grupos utilizando a sua própria página. Essa estratégia é uma opção interessante para escolher ter mais seguidores, especialmente se encontrar grupos que se encaixem com o público-alvo da sua página ou marca.
Os grupos são uma fonte importante de interações na rede social. Portanto, uma presença forte da sua página ajuda a agregar valor e trazer mais pessoas para o seu conteúdo.
4. Conheça a audiência
Essa dica é útil para qualquer estratégia na rede social, mas também é aplicada para ganhar mais seguidores no Facebook. A plataforma disponibiliza diversos dados sobre horários e dias com maior engajamento nas publicações, alcance de cada conteúdo e outras informações. É muito importante usar essas informações a seu favor para otimizar sua campanha.
Portanto, ao conhecer as melhores publicações e horários para atividade, vale a pena usar a seu favor para conquistar novos seguidores. Além disso, é muito importante manter as informações da sua página atualizadas, de forma que um novo visitante consiga explorar sua marca.
5. Explore diferentes formatos de publicação
A rede social se destaca por oferecer espaço para diferentes formatos de publicação: fotos, vídeos, textos, lives, enquetes, entre outras opções. Portanto, vale a pena diversificar o seu conteúdo para conseguir maior engajamento e, consequentemente, ter mais seguidores no Facebook.
Para ampliar o número de seguidores, é interessante recorrer a conteúdos que estimulem o acesso à página e a interação, como lives, ofertas e publicações em grupos. Ao reforçar apenas um formato específico, os seguidores podem perder o interesse na página.
6. Crie campanhas de anúncio
As campanhas de anúncios são a forma mais eficaz para ganhar seguidores no Facebook, mas esbarram nas limitações financeiras. Campanhas orgânicas são úteis para manter números estáveis, mas a maior chance de ter um crescimento rápido nas métricas é a partir de publicações impulsionadas.
A grande vantagem dos anúncios é a possibilidade de segmentar seu público em diversas categorias, como região, idade e interesses, além de configurar a publicação para o objetivo de aumentar seguidores. Dessa forma, veiculando um anúncio para um público que faça sentido para sua página, as chances de conversões são maiores.