Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona o Estúdio de Criação do Facebook | Guia Prático

Por| Editado por Bruno Salutes | 22 de Março de 2022 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/Meta
Divulgação/Meta
Tudo sobre Facebook

O Estúdio de Criação do Facebook é uma ferramenta gratuita e muito importante para o gerenciamento de redes sociais. Com suporte para Facebook e Instagram, é uma alternativa muito importante para quem trabalha no segmento, com recursos para criar publicações e acompanhar estatísticas.

Uma das funções mais populares do Estúdio de Criação é a possibilidade de agendar publicações futuras no Facebook e Instagram. No entanto, as vantagens não param por aí: a plataforma tem espaço para conferir insights de engajamento, analisar sua audiência e buscar por inspirações. Veja, a seguir, como funciona o Estúdio de Criação do Facebook!

Para que serve o Estúdio de Criação do Facebook?

Continua após a publicidade

O Estúdio de Criação do Facebook é uma plataforma voltada para páginas do Facebook e contas profissionais do Instagram. Essa ferramenta inclui diversos recursos para criar conteúdos, programar um calendário de ações, responder a interações, monetizar sua página e analisar estatísticas sobre a sua audiência e publicações.

Para o Facebook, a plataforma é mais completa. Permite, por exemplo, gerenciar os conteúdos de todas as suas páginas administradas, facilitando o trabalho de controle de redes sociais. Há, também, uma área de inspirações, com publicações em alta e hashtags populares que podem ajudar com seu planejamento.

A página inicial disponibiliza um resumo com todas as informações importantes e a ferramenta permite agendar publicações, proteger os seus materiais com direitos autorais e baixar sons gratuitos para edição. Para as estatísticas, é possível ver insights de engajamento, público e ganhos, além de acessar opções de monetização e de interação com o público por caixa de entrada.

Continua após a publicidade

Para o Instagram, o Estúdio de Criação é um pouco mais limitado. Nele, é possível criar e agendar publicações para o feed ou IGTV, sem possibilidade de Stories. Além disso, são disponibilizadas estatísticas de atividade e do público de seguidores, porém sem recursos para monetização ou ganhos.

Em quais plataformas o Estúdio de Criação está disponível?

O Estúdio de Criação é disponibilizado em uma versão para navegadores, a partir do site business.facebook.com/creatorstudio/home. Além disso, a ferramenta possui um aplicativo para celulares (Android | iOS). A versão mobile, entretanto, possui algumas limitações em comparação com a versão web, e não permite a conexão de contas do Instagram.

Continua após a publicidade

Quais os benefícios do Estúdio de Criação do Facebook?

O Estúdio de Criação é uma plataforma muito vantajosa para quem administra páginas e contas profissionais. Esse recurso pode ser utilizado para facilitar e dar mais opções de planejamentos para quem possui uma marca própria, cria conteúdo ou administra projetos para redes sociais.

Um dos principais benefícios é o funcionamento gratuito. Muitas outras plataformas de gerenciamento de redes sociais cobram pelo uso de funções para agendar publicações e analisar estatísticas. Apesar de incluir apenas Facebook e Instagram, o estúdio do Meta leva vantagem pela gratuidade e por incluir várias páginas em uma só conta.

Além disso, o Estúdio de Criação é integrado a outros serviços do Meta, como o Gerenciador de Anúncios e o Facebook Watch. Dessa forma, é possível usar soluções nativas para gerenciar campanhas pagas e séries publicadas nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Como começar a usar o Estúdio de Criação

Para usar o Estúdio de Criação, é necessário apenas ter a função administrativa de uma página no seu perfil do Facebook. No caso do Instagram, a página é compatível apenas com contas profissionais da rede social.

O acesso é simples: abra a página do Estúdio de Criação e, em seguida, faça o login com a sua conta do Facebook para acessar a tela inicial. Para vincular uma conta do Instagram, clique no ícone da rede social, localizado no topo da tela.