Como postar um Stories no TikTok

Como postar um Stories no TikTok

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 30 de Março de 2022 às 14h32
(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)

As redes sociais estão se aproximando cada vez mais e, por isso, não é raro flagrar funções iguais em plataformas distintas. Se você desembarcou neste tutorial, provavelmente quer saber como criar Stories no TikTok — recurso que já existe em outras redes e um forte exemplo do argumentado acima.

Depois de ampliar a duração dos vídeos para 10 minutos e se aproximar do território dominado pelo Youtube, o TikTok resolveu fazer o mesmo com o Instagram. Aliás, quem acompanha a relação dos rivais, sabe que esse é um movimento raro. Em geral, o Instagram lança ferramentas que já existem no concorrente, não ao contrário.

Na prática, o Stories gerou mudanças notáveis no aplicativo. Para usuários desavisados, a coisa toda é bastante confusa. Os tropeços começam na tela de publicação, que tem o novo formato selecionado como padrão — uma estratégia óbvia para incentivar seu uso. Portanto, para publicar vídeos mais longos — aqueles que você já conhece —, é preciso trocar de formato na parte inferior da tela.

Para piorar a situação, o formato antigo também inclui os Stories como alternativa. E, como se isso não fosse suficiente, existe ainda uma terceira forma de publicar conteúdos temporários. Felizmente, esse método é um pouco mais familiar: na tela de perfil, basta clicar no ícone de “+” e pronto. Simples e prático.

Stories do TikTok Vs. Stories do Instagram

Ainda que o Snapchat seja o precursor dos Stories, a referência brasileira é o Instagram. E, como comparações são sempre bem-vindas, aqui vão algumas. Semelhanças e diferenças é o que não falta entre os recursos; mas apenas as mais notáveis valem a citação.

Enquanto o Instagram ousou com Stories de até 60 segundos, o TikTok se manteve na marca dos 15. Além disso, ambos permitem compartilhar vídeos e fotos. Sim, a rede social chinesa aderiu às imagens novamente. Outra característica compartilhada é a "validade" dos posts: em qualquer uma das redes sociais, o conteúdo some após 24 horas.

À esquerda, está um Stories publicado no TikTok e, à direita, um no Instagram (Captura: Kris Gaiato)

Aliás, ainda que isso possa ser um bug, usuários conseguem publicar fotos isoladas na For You Page. Para tanto, basta acessar a tela de postagem de Stories, tirar uma foto ou fazer upload da galeria. Depois, em vez de clicar no botão “Publicar no Story”, toque em “Avançar” e veja a imagem aparecer em meio aos demais vídeos postados.

O recurso do TikTok sai na frente quando o assunto é edição. Afinal de contas, o usuário tem acesso ao vasto arsenal de botões já conhecido. A funcionalidade perde, no entanto, na usabilidade. Ainda que a ideia seja boa, ela chega de forma engessada: para ver os posts temporários de outra pessoa, é necessário acessar o perfil e clicar na foto ou torcer para que o Stories apareça na For You Page — sim, você leu corretamente, Stories na For You Page.

Instagram, Snapchat, Facebook e até mesmo o esquecido Status do WhatsApp têm uma barra de rolagem que exibe as publicações de quem você segue. Nesse caso, a atividade é ininterrupta e fluida, o que falta na plataforma chinesa. Por enquanto, essas comparações bastam para entender a função. Com essa deixa, que tal aprender a criar um Stories no TikTok (Android l iOS l Web)?

Como criar um Stories no TikTok

1. Para começar, abra o aplicativo e escolha um dos três caminhos. Clique no ícone “+” colado na sua foto de perfil ou, na parte inferior da tela, selecione o botão com o mesmo símbolo. Em seguida, escolha entre a modalidade “Rápido” (exclusiva para Stories) ou “Câmera” (que inclui ambos formatos, mas exclui as fotos);

Para criar um Stories no TikTok, use um dos três caminhos disponíveis (Captura: Kris Gaiato)

2. Além de usar a câmera, você também pode enviar mídias salvas na galeria do seu celular. Para tanto, basta clicar no comando "Realizar upload", no canto inferior direito da tela. Em seguida, edite o conteúdo como preferir e avance. Selecione "Publicar no Story". E, se quiser dar uma agitada no post, use o recurso de música no topo da tela antes do envio;

Os Stories do TikTok recepcionaram todas as ferramentas de edição dos vídeos comuns (Captura: Kris Gaiato)

3. Uma vez que o Stories estiver no mundo, toque na sua foto de perfil para visualizá-lo. À direita da tela, você verá o botão de Curtir, Comentar e um menu de ações, representado pelo ícone de três pontos. Através dele, é possível baixar o conteúdo, mudar os ajustes de privacidade ou deletar o post.

Ao criar um Stories no TikTok, ele ficará disponível por 24 horas no perfil do usuário e na For You Page (Captura: Kris Gaiato)

Se a função ainda não chegou por aí, atualize o aplicativo e o sistema operacional do seu celular. Mas saiba que celulares mais antigos podem não receber algumas funções. Nesse caso, não há solução fácil: como o TikTok não oferece uma experiência completa no PC e a versão Lite foi uma grande ilusão, a saída é adquirir um celular mais moderno.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.