Qual a diferença entre TikTok e TikTok Lite? Veja o comparativo

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 14 de Julho de 2021 às 20h40
Obi Onyeador/Unsplash

O TikTok (Android l iOS l Web) ganhou espaço no cotidiano de muitos usuários durante o último ano, que passaram a consumir os conteúdos da plataforma. Para tornar o aplicativo mais acessível, a empresa liberou uma versão mais leve para celulares com pouco armazenamento, o TikTok Lite.

O lançamento de versões “lite” é uma prática bastante comum, sobretudo entre empresas que detêm aplicativos populares. A proposta central, como você pode imaginar, é a ampliação da base de usuários das plataformas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essas versões, contudo, podem gerar bastante insatisfação. Isso porque, em nome da “acessibilidade”, elas por vezes chegam ao usuário sem recursos importantes e, até mesmo, com uma experiência muito distante da versão original.

Comparativo do TikTok e TikTok Lite

O TikTok possui a mesma interface exibida na versão lite. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Antes de abordar os detalhes dos aplicativos, fica o aviso: se você é usuário do iOS e pensa em adotar a versão mais leve, saiba que isso não é uma possibilidade. Até o momento, o TikTok Lite está disponível apenas para aparelhos com Android (4.1 ou superior).

TikTok Lite: app é realmente mais leve? 

Agora que você já está ciente dessa limitação, vamos ao que interessa. Já que estamos analisando uma versão essencialmente leve, o tópico mais urgente é a economia de memória interna que o app proporciona.

Segundo as informações disponíveis na Play Store, o TikTok — que é compatível com Android 4.4 ou superior — ocupa generosos 88 MB. Para fins de comparação, o espaço ocupado é o mesmo do famoso jogo Call of Duty®: Mobile. Felizmente, esse número cai pela metade na versão lite da rede social.

Diferenças e semelhanças

O tamanho é um ponto crucial e, como vimos, o TikTok Lite cumpre o que promete. Mas, afinal, como fica a experiência do usuário? De modo geral, os apps são bastante parecidos, sobretudo quando se trata de layout e navegação, que mantiveram-se quase que inalterados. A exceção mais notável é a prévia de vídeos, que está indisponível na versão leve.

É possível criar vídeos com o TikTok Lite?

Curiosamente, a ByteDance conseguiu manter a qualidade da plataforma, apesar da baita economia de espaço. No entanto, foi preciso remanejar alguns recursos para que os 44 MB fossem cortados. Essa decisão se reflete diretamente na proposta do TikTok Lite, que claramente prioriza o consumo de vídeos.

Isso não significa, contudo, que o programa dispensa qualquer ferramenta de criação. Mas, em comparação à versão original, os recursos são bastante limitados. Além disso, a quantidade de filtros e efeitos foi significativamente reduzida.

O TikTok Lite, nesse sentido, é ideal para os "espectadores" da rede social, que apenas assistem vídeos e usam as funções mais básicas da plataforma. Esse grupo, ao abandonar a versão original do app, será beneficiado com uma expressiva economia de memória interna e, claro, um consumo de dados menor. Para aqueles que se aventuram pelo mar de criação do TikTok, não existe escapatória: a única alternativa é a versão original.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.