Qual a diferença entre TikTok e TikTok Lite?

Qual a diferença entre TikTok e TikTok Lite?

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 21 de Janeiro de 2022 às 13h55
(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)

O TikTok Lite é uma versão secundária da plataforma de vídeos voltada para celulares com pouco armazenamento. Se o seu dispositivo não tem muito espaço, você provavelmente já pesquisou sobre essa alternativa. Para poupar o seu tempo, o Canaltech analisou o aplicativo e chegou a conclusões interessantes.

O lançamento de versões “lite” é uma prática bastante comum, sobretudo entre empresas que detêm aplicativos populares. A proposta central, como você pode imaginar, é a ampliação da base de usuários das plataformas.

Esses programas, contudo, podem gerar bastante insatisfação. Isso porque, em nome da “acessibilidade”, por vezes eles chegam ao usuário sem recursos importantes e, até mesmo, com uma experiência distante da original.

Antes de destrinchar o app, aqui vai o primeiro problema: se você tem iPhone e pensa em adotar a versão mais leve, saiba que isso não é uma possibilidade. Até o momento, o TikTok Lite está disponível apenas para aparelhos com Android (4.1 ou superior).

Tiktok Lite: o app é realmente mais leve?

Agora que você já está ciente dessa limitação, vamos ao que interessa. Já que estamos analisando uma versão essencialmente leve, o tópico mais urgente é a economia de memória interna que o aplicativo proporciona.

Segundo as informações disponíveis na Play Store, o TikTok (Android l iOS l Web) — que é compatível com Android 4.4 ou superior — ocupa generosos 93 MB. Para fins de comparação, esse consumo é próximo ao do famoso jogo Call of Duty: Mobile. Felizmente, o número cai quase pela metade na versão mais leve (41 MB).

O tamanho é um ponto crucial e, como vimos, o TikTok Lite cumpre o que promete. Mas, afinal, como isso afeta a experiência do usuário? Superficialmente, os apps são bastante parecidos, sobretudo quando se trata de layout e navegação, que mantiveram-se quase que inalterados.

Qual a diferença entre TikTok e TikTok Lite?

Mas, ao utilizar as duas versões, o usuário rapidamente notará algumas diferenças. A principal delas é que o Lite claramente prioriza o consumo de vídeos. Isso não significa, contudo, que o programa dispensa qualquer ferramenta de criação.

Para criar vídeos no app, é necessário baixar um pacote adicional de ferramentas. O processo é simples: basta clicar no botão de “+” e o download será iniciado. Os recursos e quantidade de filtros, contudo, são bastante limitados. Antes de se aventurar nessa tarefa, saiba que as ferramentas não servirão de nada além de somar alguns megabytes ao app.

A verdade é que o TikTok Lite oferece uma experiência engasgada do início ao fim. Ainda que a proposta principal não seja a criação de vídeos novos, o aplicativo falha em todos os aspectos. Isso inclui até mesmo as funções mais básicas, como arrastar a tela para cima, visualizar conteúdos e usar os recursos de interação.

A interface da versão mais leve não sofre alterações drásticas em comparação ao app principal (Captura: Matheus Bigogno)

Como baixar o TikTok Lite

Infelizmente, aqueles que desejam usar a rede social e possuem celulares limitados, estão fadados à versão mais leve. E é possível que, depois de todas essas críticas, você queira tirar as suas próprias conclusões.

No final das contas, apenas o usuário pode dizer até onde os bugs são suportáveis. Portanto, aqui vai um tutorial de como baixar o TikTok Lite (Android) no seu celular.

1. Com o seu aparelho Android, acesse a Play Store e digite o nome do programa na barra de pesquisa. Depois, clique em “Instalar”;

2. Ao final da instalação, você já pode utilizar o aplicativo normalmente. Para criar vídeos, entre na sua conta e clique no botão “+” no centro da tela.

Para baixar o TikTok Lite, busque o app na Play Store e clique no botão de download (Captura: Matheus Bigogno)

Aqueles que não fazem questão de ter o aplicativo, podem usar o navegador do celular para acessar a rede social. Curiosamente, o Web App oferece uma experiência bem mais agradável e, de quebra, não consome espaço de armazenamento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.