Como fazer efeitos de transição em vídeos do TikTok

Por Ariane Velasco | 21 de Maio de 2020 às 17h00
Divulgação/TikTok
Tudo sobre

TikTok

Saiba tudo sobre TikTok

Ver mais

Se você realmente gosta do TikTok e tem buscado maneiras de aproveitar a rede social da melhor forma possível, provavelmente sabe que o Canaltech já postou dicas para usar o aplicativo, ganhar seguidores e até mesmo curiosidades pouco conhecidas sobre a marca que é febre no momento. Agora, chegou a hora de mostrar um dos grandes segredos de todo grande streamer: as transições que são feitas nos vídeos e, graças aos efeitos especiais que causam, costumam ser aclamadas por outros usuários. Veja mais a seguir.

Transição de vídeos no TikTok: como fazer

Antes de mais nada, é importante ter em mente que todos os efeitos de transição são realizados através de um truque que pode ser considerado bem simples: pressionar o botão de pause e de play na hora certa. Uma vez que o usuário tenha aprendido a pausar o vídeo durante o movimento correto, tudo se torna bem mais fácil. A seguir, veja como realizar algumas transições que têm se popularizado no TikTok.

Transição da camiseta

Se engana quem pensa que os vídeos onde alguém troca de camiseta só puxando a que está por cima surgiram no Instagram. Como muitas outras modas que se tornam virais, esta também saiu do TikTok.

Para dar esse efeito especial nos seus vídeos:

Passo 1: posicione a câmera frontal do TikTok para que ela capture tanto o seu rosto quanto a parte do tórax e ative o temporizador com o ponto de parada (ou seja, o tempo em que o vídeo deve pausar automaticamente). Depois, toque em “Começar a filmar” e faça sua gravação agarrando a parte da frente da blusa como se fosse puxá-la (o vídeo deve pausar bem nesse momento).

Posicione o ponteiro rosa (no final da linha de reprodução) no exato segundo em que deseja parar o vídeo (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: troque de camiseta e posicione a que você estava vestindo sobre a nova. Quando o vídeo voltar, é só puxar a blusa e continuar a gravação normalmente.

Novamente, configure o temporizador para puxar a blusa no momento exato do ínicio do vídeo (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: quando você estiver satisfeito com a gravação, publique o resultado. Ele deverá ser mais ou menos assim como no GIF abaixo:

Transição no TikTok em 3 passos simples (Imagem: Ariane Velasco)

Transição com a mão na tela

Esse tipo de transição do TikTok também é bem simples de fazer. Para isso:

Passo 1: novamente, abra a câmera do aplicativo e ative o temporizador - você também pode pausar o vídeo manualmente neste caso.

Transição da mão no TikTok: ative o temporizador para ter mais controle e praticidade (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: em seguida, comece a gravação e, quando o vídeo estiver próximo de pausar, coloque a mão sobre a tela.

A mão deve estar sobre a tela no momento da pausa e também quando o vídeo recomeça (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: faça a mudança que desejar e retome o vídeo (lembre-se de que sua mão deve estar sobre a tela quando ele voltar, o que causa a impressão de que não houve interrupção). O resultado deverá ser como o do vídeo abaixo. Esse tipo de transição é ideal para quem quer mostrar antes e depois de maquiagens, por exemplo, de uma forma criativa.

Transição rápida no TikTok (Imagem: Ariane Velasco)

Transição em um estalo de dedos

Outro tipo de transição do TikTok muito utilizado por influenciadoras de maquiagem é aquele onde a maquiagem ganha uma nova aparência a cada estalo de dedos. Ele demanda um pouco mais de trabalho, mas com muita paciência é possível ter o resultado desejado.

Passo 1: posicione a câmera do TikTok e inicie a gravação. Nesse caso, o ideal é não ativar o temporizador, mas sim colocar o celular em um local onde ele possa filmar seu rosto e, ao mesmo tempo, permanecer seguro. Pause o vídeo manualmente quando achar necessário, estalando os dedos com uma de suas mãos.

Transição do estalo no TikTok: pause o vídeo no exato momento em que estiver estalando os dedos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: faça a mudança que deseja em seu rosto e finja estar estalando os dedos mais uma vez ao voltar a reproduzir o vídeo (nesse caso, vale usar o temporizador para calcular o segundo exato em que a gravação começará).

Agora, ative o temporizador para ter maior controle na volta do vídeo (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: continue a fazer isso quantas vezes achar necessário, até terminar a gravação. Depois, poste o resultado no TikTok ou salve em sua galeria para postá-lo no Instagram. Vale lembrar que, caso ele seja mais longo do que 60 segundos, é possível usar o modo “Cenas”, do Instagram, para criar o mesmo efeito.

Transição para maquiagem no TikTok (Imagem: Ariane Velasco)

Esses foram alguns tutoriais que ensinam a fazer os movimentos mais famosos de transição em vídeos do TikTok. No entanto, uma vez que você aprende o segredo, é possível inovar e usar a criatividade para novas criações - que podem viralizar.

E você, sabia que era tão fácil fazer transições no TikTok? Já tentou alguma? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.