Como deixar o Twitter mais seguro | 8 dicas
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
Existem algumas ferramentas e macetes para deixar a sua conta no X (antigo Twitter) mais segura e longe de problemas envolvendo privacidade e outras “dores de cabeça” para quem tem seu perfil invadido por terceiros.
8 dicas para deixar o X (Twitter) mais seguro
Se você deseja reforçar a segurança do seu perfil no X, basta seguir as sugestões abaixo — muitas delas indicadas pela própria plataforma, inclusive.
1. Crie uma senha forte
A dica de segurança mais básica para deixar o Twitter seguro é criar uma senha forte para a sua conta, de preferência que seja exclusiva do microblog.
Além disso, você pode adotar as seguintes estratégias para reforçar a proteção do seu perfil:
- Criar senha com no mínimo dez caracteres;
- Use um gerenciador de senhas para não esquecer;
- Misturar letras minúsculas e maiúsculas com números e símbolos;
- Evitar palavras comuns e informações óbvias (data de aniversário, por exemplo).
2. Proteção de redefinição de senha
Uma tática adicional que pode ser incorporada para fortalecer a segurança na conta é ativar a proteção de redefinição de senha. Isso exige informações extras, como e-mail e número de celular, para trocar da palavra-passe e pode evitar alterações indevidas.
- Na tela inicial, selecione o ícone de perfil;
- Vá em “Configurações e suporte” e “Configurações e privacidade”;
- Selecione “Segurança e acesso da conta” e “Segurança”;
- Ative “Proteção de redefinição de senha” e siga as últimas instruções na tela.
Agora toda vez que uma troca de senhas for solicitada, o X irá exigir a inserção dos dados pessoais vinculados ao perfil para permitir a redefinição. Veja mais detalhes sobre como mudar a senha do Twitter pelo celular e PC.
3. Ative a autenticação em duas etapas
Outra dica que pode ser considerada básica, mas de suma importância: ativar a autenticação em duas etapas para proteger as credenciais da sua conta no X.
Essa opção funciona como uma segunda senha e exige um código enviado por e-mail ou número do celular para liberar o acesso à conta. Confira como habilitar:
- Na tela inicial, selecione o ícone de perfil;
- Vá em “Configurações e suporte” e “Configurações e privacidade”;
- Selecione “Segurança e acesso à conta” e “Segurança”;
- Escolha “Autenticação em duas etapas”;
- Selecione um modo de verificação e siga as instruções.
Você também pode fazer a 2FA usando um aplicativo dedicado a autenticação em duas etapas, como o Google Authenticator e outros apps semelhantes.
4. Confira o domínio acessado no navegador
Quem usa o X no navegador deve redobrar o cuidado com o link usado para acessar a rede social, pois existem endereços maliciosos que se parecem com os originais, mas não são.
No caso, esse links falsos podem se tratar de páginas que roubam os dados dos usuários através da técnica de phishing, que copia as informações e “sequestra” um perfil em seguida, podendo exigir resgate em dinheiro ou favores por meio de chantagens.
Se você desconfia que caiu nesse tipo de golpe, o mais correto a se fazer é trocar sua senha do X imediatamente para que o cibercriminoso não tenha tempo de confiscar seus dados.
Além disso, os links relacionados ao X contém o domínio twitter.com como base (twitter.com/login, por exemplo). Também é possível usar o x.com e domínios semelhantes para acessar o microblog.
Outro caso recorrente nesse tipo de situação é o uso de links encurtados para “camuflar” a página maliciosa, pois não há como distinguir o endereço real do usado para trocar os caracteres. Até há como saber se um site é seguro por meio de alguns macetes, mas se o receio em clicar for maior, simplesmente não clique.
5. Jamais forneça sua senha fora da plataforma
O X não costuma exigir senha de seus usuários via e-mail, DMs (mensagens diretas) ou por qualquer outro modo que não esteja dentro das configurações do microblog. Isso geralmente acontece na hora de redefinir senha ou desativar a 2FA, mas mesmo assim, apenas dentro da rede social.
Portanto, vale reforçar que seja evitado inserir sua senha em aplicativos e softwares de terceiros potencialmente maliciosos. A mesma dica vale para links e e-mails que nada têm a ver com a plataforma.
6. De olho nos alertas
O X possui um mecanismo que alerta o usuário através de notificações quando um novo dispositivo acessa a conta pela primeira vez. O mesmo aviso é feito quando alguém altera o endereço de e-mail usado para acessar o perfil. Sendo assim, a dica é vigiar essas notificações e acompanhar qualquer movimentação suspeita no seu perfil.
Inclusive, você pode clicar nessas notificações para verificar os dados e informações adicionais sobre quem teve acesso ao seu perfil — incluindo localização, horário de acesso, distância do endereço de IP, tipo de dispositivo, entre outros detalhes.
Por fim, vale destacar que o antigo Twitter também avisa quando o seu perfil é acessado em uma guia anônima de um navegador, reforçando ainda mais a segurança dos seus dados.
7. Cuidado ao aceitar apps de terceiros
Certos apps de terceiros criados dentro da plataforma do X podem solicitar sua permissão para serem acessados. Mas vale tomar cuidado com o tipo de aplicativo que faz a exigência das credenciais. Nesse sentido, conceda autorização para softwares de confiança e somente de dentro de lojas oficiais de aplicativos, como Play Store e App Store.
Além disso, aplicações externas ao X não costumam solicitar nome de usuário e login. Caso você se depare com essa situação, evite compartilhar os seus dados. Por fim, vale a pena checar de tempos em tempos se os termos de uso do aplicativo de terceiro com credencial compartilhada não alteram alguma cláusula em seus termos de uso.
Se você identificar alguma autorização indevida dentro do termos, é importante saber como ver os aplicativos conectados com a sua conta do Twitter para revogar sua credencial.
8. Mantenha seu navegador atualizado
Essa dica também é destinada a quem prefere usar o X diretamente em um navegador: mantenha seu browser sempre atualizado. Os updates são capazes de corrigir eventuais brechas de segurança e manter sua conta longe de vírus, spywares, adwares e outras ameaças digitais.
Como exemplo, veja maneiras de atualizar seu Google Chrome ou Samsung Internet para deixá-los em dias com questões envolvendo segurança. Os passos são semelhantes em outros browsers, como Edge e Mozilla.