Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como deixar o perfil do Instagram bonito | 10 dicas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Fevereiro de 2024 às 11h00

Link copiado!

Jan Vasek/Creative Commons
Jan Vasek/Creative Commons
Tudo sobre Instagram

Se você estiver procurando dicas práticas para deixar o perfil do Instagram bonito, seja para fins profissionais ou somente por pura vaidade mesmo, sem problemas: o Canaltech dá uma de estilista digital e ensina alguns macetes bem acessível que com certeza vão deixar a apresentação da sua conta um “brinco” de linda.

10 dicas para deixar o Instagram bonito

Confira a seguir dez sugestões do que pode ser feito para personalizar o seu perfil do Instagram e deixá-lo tão bonito a ponto de outras pessoas quererem copiá-lo (o que é visto como uma forma de elogio, não é mesmo?).

Continua após a publicidade

1. Organizar posts com a mesma paleta de cores

Uma boa forma de deixar seu Instagram mais bonito é escolher uma paleta de cores específica e usá-la recorrentemente em todas as suas publicações no feed, visando gerar uma aparência esteticamente coesa e harmônica — o que torna o seu “cartão de visitas” mais agradável para quem acessa a home.

Aproveite essa dica inicial e confira como escolher uma paleta de cores para usar no Instagram.

2. Fazer publicações em degradê

Na mesma linha da paleta de cores, você pode postar imagens que mudam de coloração gradualmente, gerando uma espécie de degradê no perfil. A dica nesse sentido é adotar uma paleta de tons de três em três publicações e mudar a cor na próxima tríade — gerando o efeito degradê desejado. Lembrando que as tonalidades devem variar ligeiramente umas das outras para que o degradê se torne perceptível.

3. Postar somente em preto e branco

Quem gosta de um efeito mais clássico, atemporal e conceitual, pode optar por compartilhar publicações somente em preto e branco. Além disso, essa paleta é capaz de destacar elementos chave da imagem e combina bastante com ensaios fotográficos. Mas preste atenção no tipo de foto que você deseja inserir essa tonalidade, pois o risco de deixar a imagem com cara de “luto” é alto.

Continua após a publicidade

4. Usar apps para colocar filtro de foto antiga

Além do preto e branco, existe outra maneira de deixar o perfil do Instagram mais bonito: usar apps de filtro de foto antiga.

Ferramentas como o Remini e Huji Cam são capazes de aplicar efeitos que tornam seus registros mais vintages e charmosos — agregando uma aparência autêntica na hora de abastecer o seu feed. Além disso, o filtro de foto antiga também combina bastante com ensaios fotográficos.

5. Aplicar o mesmo filtro de Instagram para editar a foto

Continua após a publicidade

Aqui não tem segredo: se você deseja personalizar o seu Instagram com cores mais uniformes e que não destoam umas das outras, aposte em usar o mesmo filtro em todas as suas fotos. Isso pode ajudar a criar uma aparência mais consistente e unificada — gerando um impacto imediato para quem acessa a home da sua conta.

6. Criar temas para postar blocos de foto

Você pode fazer postagens de uma série de fotos que, de alguma forma, sejam temáticas e se relacionem por conta disso. Por exemplo, é possível publicar três registros em sequência que tenham em comum coisas como cores, lugares, vestimentas, algum tipo de composição ou até mesmo um evento estilo aniversário e casamento.

Além de deixar seu perfil mais bonito, essa dica pode ajudar a contar histórias por conta da organização.

Continua após a publicidade

7. Gerar capas personalizadas para os destaques da home

Ao criar destaques do Instagram, muitos usuários costumam usar alguma foto ou vídeo da própria sequência para transformá-la em capa (ou thumb). Mas é possível deixar seu perfil mais bonito e até mesmo profissional criando miniaturas personalizadas para encabeçar cada filão de imagens e vídeos, melhorando a apresentação da home.

Para isso, o Canaltech conta com um guia completo ensinando a organizar capas para destaques do Instagram.

Continua após a publicidade

8. Usar emojis para criar tópicos na bio

Os emojis vão muito além de expressar sentimentos em conversas: você pode usar os rostinhos e ícones para dividir sua bio do Instagram em seções ou tópicos, tornando a apresentação dela mais clara, objetiva e organizada.

Por exemplo: você pode aplicar um emoji de maleta para designar seu trabalho e uma figurinha de aliança para anexar o perfil do seu cônjuge, além de outros itens que a sua criatividade permitir.

9. Colagem com fotos ou adição de bordas

Continua após a publicidade

Se você deseja compartilhar várias fotos em um único post, é possível usar aplicativos de montagens como o Picsart, Canva, Pic Collage e Photo Grid para agrupar os registros. Além de deixar seu perfil do Instagram mais bonito, esse macete ajuda a contar histórias e mostrar diferentes perspectivas de uma experiência.

No entanto, é bom tomar cuidado com a quantidade de imagens montadas para não “poluir” demais a estética do seu perfil.

Outra possibilidade é inserir bordas brancas ou pretas em cada imagem de forma individual para tornar o feed harmônico e clean, além de mais sofisticado. A “separação” das imagens reduz os elementos e gera uma sensação de organização. Aplicativos como Canva, Picsart e Photo Grid também dão conta dessa tarefa.

Continua após a publicidade

10. Criar thumbs personalizadas para os seus reels

Essa dica segue a mesma ideia da capa para os destaques: em vez de publicar reels e usar um frame do vídeo como thumb, você pode gerar uma miniatura personalizada com o objetivo de deixar sua produção mais harmônica e esteticamente coerente em relação aos demais posts da sua bio.

Se o seu reel já estiver publicado, sem problemas, pois você ainda pode editar a capa dele mesmo depois de postado. Aliás, as dicas não param por aqui: veja 13 edições que você pode fazer na bio do Instagram para deixar o seu perfil ainda mais caprichado e atrativo.