Transforme e personalize suas fotos em preto e branco com o Photoshop

Por Sérgio Estrella

Um senso comum quando se trata de fotografias é de que existe somente um tipo de "preto e branco", ou seja, quando uma imagem é convertida para PB ela sempre ficará da mesma forma. Combinar a dessaturação de uma imagem com o ajuste de "Níveis", por exemplo, já pode retornar resultados complemtante diferentes, mas o Photoshop permite personalizar a conversão para PB facilmente com um filtro dedicado, o "Preto-e-branco".

Neste tutorial, você aprenderá a utilizar o ajuste de "Preto-e-branco", um recurso que utiliza conceitos do "Equilíbrio de cor" para produzir diferentes versões de PB. Aprenda a utilizá-lo seguindo o nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja corrigir através do comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Preto e Branco

A imagem escolhida possui tem bom contraste e vários planos de iluminação, o que permite gerar diferentes tipos de preto e branco.

Passo 2: acesse o recurso "Preto-e-branco"

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste "Preto-e-branco" através do comando de menu "Imagem"

Tutorial Símbolo 1
> "Ajustes"
Tutorial Símbolo 2
> "Preto-e-branco..."
Tutorial Símbolo 3
, (ou Image > Adjustments > Black and White..., se você utilizar a versão em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado Alt + Shift + Ctrl + B para acessar este comando.

Menu Preto e Branco

Selecionando o comando de menu "Preto-e-branco..." em "Imagem" > "Ajustes" no Photoshop.

Passo 3: ajuste a conversão para preto e branco

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Preto-e-branco".

Diálogo Preto e Branco

Caixa de diálogo "Preto-e-branco".

Nesta janela será possível ajustar as cores da imagem com base nas diferentes faixas de cor através das seguintes opções:

  • "Vermelhos"
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Reds, em inglês): permite controlar a escala de cinza da conversão dos tons vermelhos para preto e branco. Quanto maior a porcentagem ou mais para a direita, mais claro será o tom de cinza;
  • "Amarelos"
    Tutorial Símbolo 2
    (ou Yellows, em inglês): permite controlar a escala de cinza da conversão dos tons amarelos para preto e branco. Quanto maior a porcentagem ou mais para a direita, mais claro será o tom de cinza;
  • "Verdes"
    Tutorial Símbolo 3
    (ou Greens, em inglês): permite controlar a escala de cinza da conversão dos tons verdes para preto e branco. Quanto maior a porcentagem ou mais para a direita, mais claro será o tom de cinza;
  • "Cianos"
    Tutorial Símbolo 4
    (ou Cyans, em inglês): permite controlar a escala de cinza da conversão dos tons cianos para preto e branco. Quanto maior a porcentagem ou mais para a direita, mais claro será o tom de cinza;
  • "Azuis"
    Tutorial Símbolo 5
    (ou Blues, em inglês): permite controlar a escala de cinza da conversão dos tons azuis para preto e branco. Quanto maior a porcentagem ou mais para a direita, mais claro será o tom de cinza;
  • "Magentas"
    Tutorial Símbolo 6
    (ou Magentas, em inglês): permite controlar a escala de cinza da conversão dos tons magentas para preto e branco. Quanto maior a porcentagem ou mais para a direita, mais claro será o tom de cinza;
  • "Colorir"
    Tutorial Símbolo 7
    (ou Tint, em inglês): ao ativar esta opção, será possível adicionar uma cor intermediária ao preto e branco (como preto-verde-e-branco). Para escolher a cor que será usada, deslize o marcador da opção "Matriz" (ou Hue, em inglês) e para selecionar a intensidade da cor, deslize o marcador da opção "Saturação" (ou Saturation, em inglês).
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar"
    Tutorial Símbolo 8
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.
  • "Predefinição"
    Tutorial Símbolo 9
    (ou Preset, em inglês): são as configurações salvas para utilização futura. O Photoshop já traz várias predefinições por padrão que podem ser experimentadas em suas fotos. Ao lado da caixa de seleção de predefinições, é possível salvar, carregar e excluir predefinições no botão de roda dentada.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Preto-e-branco" e aplicar o ajuste. No exemplo, resultados obtidos foram estes:

Resultado Preto e Branco

Com diferentes configurações de preto e branco, pudemos clarear e escurecer o céu no plano de fundo, as pessoas no primeiro plano e até destacar ou esconder os detalhes do gramado.

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.