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Como organizar capas para destaques do Instagram

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 15 de Dezembro de 2021 às 17h00

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(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
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Os destaques do Instagram se tornaram um verdadeiro cartão de visitas e, para causar uma boa impressão, é preciso que eles tenham capas atraentes e bem organizadas. Felizmente, é possível criar designs bonitos e profissionais mesmo sem grandes habilidades de edição — basta um pouco de criatividade.

Em uma busca rápida na rede social, você notará que existem diferentes estilos de destaques. O mais clássico (e básico) de todos é aquele que inclui uma foto comum como capa. Se você encontrou essa matéria no Google, provavelmente o seu foco é algo mais criativo e autêntico.

Em geral, os destaques do Instagram são organizados em diferentes temas. Para situar o usuário que chegou no perfil, é comum que a capa contenha símbolos relacionados ao seu conteúdo. É possível reforçar o assunto abordado no título dos destaques, mas quanto mais elementos visuais, melhor.

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O que abordar nos destaques do Instagram?

Para entender quais temas abordar, é importante pensar qual é o seu objetivo na rede social. Sem sombra de dúvidas, os destaques de um perfil comercial não serão iguais aos de um perfil pessoal. Embora não exista uma regra definida, há um padrão.

Em perfis comerciais, é comum que existam os seguintes temas:

  • Dicas de como usar o produto ou aproveitar o serviço comercializado;
  • Feedbacks de clientes;
  • Horários de funcionamento;
  • Localização, se o empreendimento tiver ponto físico;
  • Catálogo com os produtos e os valores correspondentes;
  • Métodos de pagamento aceitos;
  • Descontos e promoções disponíveis.

Por outro lado, contas pessoais adotam outra abordagem e incluem assuntos como:

  • Registros de viagens;
  • Momentos com a família;
  • Fotos relacionadas à profissão ou à faculdade;
  • Imagens de animais de estimação;
  • Comidas em restaurantes ou do dia-a-dia;
  • Registros de hobbies.

Além desses tópicos, perfis de criadores de conteúdo geralmente possuem os destaques “cupons de desconto” e “quem sou eu?”. O último é bastante importante, afinal, novos seguidores precisam entender o que o influenciador tem a oferecer em termos de conteúdo.

Quais estilos utilizar nas capas dos destaques?

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Agora que você sabe exatamente quais assuntos cobrir, podemos nos dedicar à parte externa. Os destaques do Instagram são, basicamente, salas nas quais o usuário entra para entender melhor aquele perfil. Seguindo esse exemplo, portanto, as capas seriam as portas, que precisam indicar de forma clara e objetiva o que está por trás.

Existem alguns estilos que chamam a atenção dos usuários; mas as possibilidades são infinitas. No final das contas, você notará que trata-se, basicamente, de uma receita de bolo.

1. Destaques representados por símbolos

A primeira sugestão é usar ícones para indicar o conteúdo dos destaques do seu Instagram. Escolha os símbolos que preferir e coloque-os sobre um fundo de cor sólida (pode ser um único tom ou diferentes cores da mesma paleta).

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2. Emojis como capa

Seguindo essa mesma lógica de ilustrar o assunto, alguns usuários substituem os ícones por emojis. Esse estilo, contudo, não é para qualquer um. Afinal, o resultado será uma abordagem mais descontraída e nem todos buscam isso.

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3. Memoji nos Destaques do Instagram

Aqueles que gostam de um tom mais divertido podem adicionar um pouco mais de tempero nos destaques do Instagram com o Memoji. Esse é um recurso exclusivo de iPhones que gera figurinhas com aparência semelhante a dos usuários. Nesse caso, a dica é usar diferentes figurinhas com um fundo padrão. Aqui, é necessário usar o campo de “Título” para sinalizar o conteúdo.

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4. Cores sólidas com títulos claros

Se você não quer perder muito tempo com a estética dos destaques, existe uma saída simples, rápida e eficaz: apostar em cores sólidas. Para começar, escolha uma paleta de cores ou use a que você já adota no perfil, se for o caso. Distribua as tonalidades em diferentes capas e capriche no título para indicar o assunto abordado.

Se você olhar com atenção, verá que todas as sugestões seguem um único padrão: o conteúdo dos destaques do Instagram deve estar sempre disponível para o usuário, seja em forma de ícones ou no título. Outro ingrediente indispensável são as cores; neutras e, de preferência, da mesma paleta.