Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como criar Destaques do Instagram | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Outubro de 2023 às 11h45

Link copiado!

Georgia de Lotz/Unsplash
Georgia de Lotz/Unsplash
Tudo sobre Instagram

É possível deixar uma bio mais completa e funcional ao criar Destaques no Instagram. Essa funcionalidade permite prolongar a exibição dos seus stories para além das 24 horas e torna mais fácil o acesso a informações pelo público interessado em saber mais sobre você.

Os destaques são apresentados em janelas arredondadas no perfil, na divisa entre a bio e os últimos posts compartilhados no feed. Somente pessoas autorizadas podem visualizar o conteúdo, caso você queira utilizar filtros específicos para isso.

Como criar um Destaque no Instagram

Continua após a publicidade

É possível criar Destaques no Instagram em poucos toques na bio do perfil. Essa função é exclusiva do aplicativo para celulares e permite somente a adição de stories já publicados na conta — seja de itens arquivados ou de stories ainda ativos. Para criar, faça assim:

  1. Na tela inicial, toque no ícone do seu perfil, no canto inferior direito;
  2. Toque no botão “Novo”, abaixo da bio do perfil;
  3. Selecione os stories desejados e toque em “Avançar”;
  4. Dê um nome ao destaque e toque em “Concluir”.

Conforme você cria novos Destaques, os itens se agrupam abaixo da sua bio e é possível navegar entre eles deslizando para os lados.

Como inserir stories no Destaques

Se você quiser, dá para inserir novos stories dentro de um Destaque já criado na bio. Assim não é preciso criar novos itens o tempo todo. Veja como fazer:

  1. Na tela inicial, toque no ícone do seu perfil, no canto superior direito;
  2. Selecione o Destaque desejado;
  3. Toque em “Mais”, no canto inferior direito;
  4. Selecione “Editar destaque” e a aba “Stories”;
  5. Selecione os stories que você deseja destacar;
  6. Toque em “Concluído”.

Outra possibilidade é acessar diretamente a aba de stories ativos ou os itens arquivados para fixar um story: basta tocar em “Mais” e na opção “Destacar”, selecionando o Destaque que você deseja fixar.

Como editar Destaques no Instagram

Continua após a publicidade

É possível editar alguns itens dos Destaques do Instagram como título, capa e stories. Confira o passo a passo:

  1. Na tela inicial, toque no ícone de perfil, no canto inferior direito;
  2. Pressione e segure o Destaque desejado;
  3. Toque em “Editar destaque”;
  4. Toque em “Título”, dê um novo nome para o Destaque;
  5. Selecione “Capa”, escolha um story e posicione um ângulo;
  6. Toque na aba “Selecionado” para filtrar seus stories;
  7. Toque em “Concluir”, no canto superior direito.

Você também pode acessar o Destaque em questão e remover stories de lá mesmo, selecionando a opção “Mais” e o ícone de lixeira. Desse jeito você não precisa entrar no menu de edições avançadas.

Como excluir Destaques no Instagram

Continua após a publicidade

Você pode apagar stories publicados nos Destaques da seguinte forma:

  1. Na tela inicial, toque no ícone de perfil, no canto inferior direito;
  2. Selecione o Destaque desejado;
  3. Toque em “Mais”, no canto inferior direito;
  4. Toque no ícone de lixeira;
  5. Selecione “Remover [mídia]”.

Como transformar seu Destaque em Reels

Quem quiser pode converter todo o conteúdo publicado dentro de um Destaque em um Reels tocando em um único botão. Essa possibilidade quebra um galho para quem dispensa seleção manual de arquivos para criar um vídeo no formato concorrente do TikTok. Siga o passo a passo:

Continua após a publicidade
  1. Na tela inicial, toque no ícone de perfil, no canto inferior direito;
  2. Selecione o Destaque desejado;
  3. Toque no botão “Criar”, na barra inferior;
  4. Selecione uma música e toque em “Avançar”;
  5. Faça as edições desejadas no vídeo e toque em “Avançar”;
  6. Forneça informações do Reels e toque em “Compartilhar”.

7 dicas para usar o Destaque no Instagram

Os Destaques do Instagram são versáteis e permitem uma série de possibilidades para usuários comuns, produtores de conteúdo, empresas e outros segmentos que tenham uma conta dentro da rede social. Veja a seguir algumas dicas para você tirar melhor proveito da ferramenta:

1. Produtos e serviço

Continua após a publicidade

Caso você tenha uma empresa ou uma marca, vale a pena destacar seus produtos e serviços na bio. Insira publicações que explicam o que você comercializa, como funciona a parte de usabilidade, relatos de clientes e diferenciais. Não esqueça de caprichar em quesitos técnicos, como qualidade das imagens, ângulos e edição básica.

2. Bastidores

Para tornar o conteúdo mais intimista, apresente para o seu público tudo o que acontece atrás da câmera, como o time que trabalha com você, os processos de um determinado trabalho, como funciona a rotina e eventos especiais.

3. Tutoriais

Continua após a publicidade

Se você é bom em algo e gosta de ensinar, assim como o Canaltech faz com tecnologia, crie um Destaque com tutorial. Por exemplo, ensine o seu o público o passo a passo para fazer bolo, começar a tocar violão ou como fazer cola caseira.

4. Perguntas e respostas

Crie um destaque respondendo perguntas feitas com frequência, usando o recurso de sticker dos stories. Essa dica vale tanto para usuários comuns que querem apenas entreter seus seguidores quanto para empresas que pretendem agilizar um atendimento, evitando que o público faça sempre as mesmas perguntas.

5. Informações de contato

Continua após a publicidade

O Instagram por si só já oferece as mensagens diretas como forma de contato, mas também é possível inserir outros meios dentro de um Destaque. Desse jeito seus seguidores podem usar outras formas de trocar mensagens com você. Outra dica é usar as figurinhas de links para facilitar o acesso.

6. Vlogs

O formato é um clássico do YouTube, mas também se aplica aos Destaques do Instagram. Se você gosta de dialogar com os seus seguidores, conte coisas história engraçadas da sua vida ou dê sua opinião sobre determinado assunto. Também é possível explorar os filtros e as figurinhas para aumentar seu engajamento.

Continua após a publicidade

7. Viagens

Se você ama fazer uma mala e viajar por aí, pode ser uma boa ideia compartilhar com os seus amigos os momentos mais legais do passeio. Crie um destaque somente com as imagens mais bonitas da viagem e conte como foi sua experiência no local visitado.

As sugestões não param por aqui e você pode conferir 22 dicas para fazer Stories no Instagram e alguns macetes para explorar ao máximo os filtros da ferramenta.