Aprenda a como ativar e configurar as notificações do Instagram

Por Ariane Velasco | 17 de Março de 2020 às 15h30

As notificações do Instagram ajudam os usuários a se manterem conectados com os perfis que seguem sem fazer com que eles tenham que permanecer online. Através do modelo “push”, onde elas aparecem na própria tela do celular, e-mail ou até mesmo SMS, é possível manter contato com o aplicativo e entender o que está acontecendo mesmo quando está ocupado com outras tarefas do cotidiano.

Como ativar as notificações do Instagram

É possível receber notificações tanto de perfis quanto de posts no Instagram. Se você se interessou por uma publicação, mas não está com tempo para ler os comentários ou até mesmo a descrição completa abaixo da imagem, basta seguir as instruções a seguir:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

  • Primeiro, acesse o perfil do dono da publicação ou encontre o post em sua timeline. Depois, toque sobre o ícone de três pontos localizado acima da imagem e selecione “Ativar notificações da publicação”.

A partir de agora, toda vez que alguém comentar na imagem, você receberá uma notificação push.

Você também pode compartilhar a publicação em outras redes sociais, caso queira (Captura de tela: Ariane Velasco)

Como ativar as notificações para um perfil do Instagram

Já, se você quer acompanhar as publicações de um perfil determinado, basta acessá-lo e tocar em “Seguindo”. Depois, selecione “Notificações” e ative a chave em “Publicações”, “Stories”, “IGTV” ou “Vídeos ao vivo”, dependendo do tipo de publicação que deseja visualizar.

Ative as notificações de diferentes ferramentas do Instagram para acessar o conteúdo no qual tem interesse (Captura de tela: Ariane Velasco)

Vale lembrar que, quanto mais o perfil em questão publicar, mais notificações você receberá em seu smartphone. Por isso, evite ativar os avisos para pessoas que costumam postar com muita frequência.

Como configurar as notificações do Instagram

Você também pode alterar as configurações de suas notificações do Instagram que, conforme dito no começo do texto, estão disponíveis no formato push, e-mail ou SMS. Para isso:

Passo 1: acesse o seu perfil no Instagram e toque no ícone de menu, localizado no canto superior direito da tela.

As configurações só podem ser acessadas diretamente de seu perfil do Instagram (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: depois, acesse suas configurações.

Todas as alterações que quiser fazer em sua conta do Instagram poderão ser acessadas neste menu (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: em seguida, toque em “Notificações” e, caso queira desativá-las, selecione “Pausar tudo”. Você também pode escolher quais os tipos de avisos que quer receber sobre publicações, Stories e comentários - seja de pessoas que você segue ou de todos.

Se você estiver recebendo muitas notificações, pode pausá-las temporariamente (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: em “Seguindo e seguidores” você pode ativar ou desativar as notificações sobre novos seguidores, solicitações para seguir aceitas e amigos que estão no Instagram, mas que você ainda não segue. Além disso, menções na biografia de terceiros e recomendações de contas também podem ser configuradas.

As notificações podem ser ativadas de acordo com o público que você deseja acompanhar no Instagram (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 5: de volta no menu “Notificações”, você pode acessar a opção “Email e SMS” para ativar ou desativar avisos enviados nas duas modalidades.

Caso prefira, é possível pausar as notificações push e ativar as por e-mail ou SMS (Captura de tela: Ariane Velasco)

E você, sabia que era possível ativar ou desativar as notificações do Instagram de acordo com seus interesses na rede social? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.