5 coisas que você não pode fazer numa conta verificada do Instagram
Por Caio Carvalho • Editado por Bruno Salutes |

Assim como em outras redes sociais, é possível ter uma conta verificada no Instagram para informar os usuários de que aquele perfil pode ser de interesse público. Entretanto, é preciso seguir algumas regras para não perder o selo azul que aparece destacado ao lado do nome.
A seguir, veja cinco coisas que você não pode fazer em uma conta verificada do Instagram. A lista vale para quem já possui a etiqueta de conta verificada e também para quem está tentando obter a marca. Assim, você garante a autenticidade do seu perfil e mantém o selo da rede social.
O que é a verificação do Instagram?
Uma conta verificada no Instagram segue a mesma lógica dessa caraterística nas outras plataformas sociais: para que os usuários saibam que contas com o selo azul são controladas e/ou pertencem às pessoas ou entidades que aparecem nos respectivos perfis. A marca aparece bem ao lado do nome da conta.
A verificação também é uma medida de segurança para evitar que perfis falsos ou de fãs sejam confundidos ou enganem as pessoas, tentando se passar pela conta verdadeira. Portanto, o principal objetivo é justamente garantir credibilidade e autenticidade ao perfil com o selo azul.
Como ter uma conta verificada no Instagram?
Todos os usuários podem abrir uma solicitação para ter conta verificada no Instagram. Contudo, a rede social é bastante rigorosa na escolha dos perfis que ganham esse status. De acordo com os Termos de Uso e as Diretrizes de Comunidade, a empresa leva em consideração os seguintes requisitos:
- A conta deve representaram pessoa real, ou uma empresa ou entidade registrada;
- A conta deve ser a única presença da pessoa ou empresa que ela representa. Entidades ou perfis de destaque, como veículos de imprensa ou perfis de animais de estimação, também são elegíveis;
- Apenas uma conta por pessoa ou empresa pode ser verificada, com exceção para contas de idiomas específicos;
- A conta deve ser pública e ter biografia, foto de perfil e pelo menos uma publicação;
- A conta deve representar uma pessoa, marca ou entidade famosa e muito pesquisada (dentro e fora do Instagram).
5 coisas para não fazer em uma conta verificada no Instagram
Da mesma forma como acontece no Twitter, o Instagram também é rígido quanto ao status de verificado na plataforma. Ou seja, a qualquer momento, e sem aviso prévio, a rede social pode remover o selo azul de qualquer perfil que tenha a marca. Além disso, se o Instagram detectar informações falsas ou enganosas, a conta também pode ser desativada.
Conheça cinco razões que podem levar o Instagram a retirar o selo azul de verificado de um perfil.
1. Anunciar, transferir ou vender a conta
O Instagram não tolera que contas verificadas sejam transferidas ou vendidas para outras pessoas que não sejam o dono do perfil. Se a rede social identificar qualquer anúncio suspeito indicando a transferência ou venda da conta, imediatamente o selo azul é removido do perfil.
2. Fazer a verificação por terceiros
Para garantir a autenticidade de perfis verificados, o Instagram também não permite que terceiros façam a solicitação para verificar uma conta, e não o próprio dono.
3. Violar as regras do Instagram
Outra razão que pode levar à remoção do selo de verificado é se a conta promover serviços ou a atividades que violam as Diretrizes da Comunidade ou os Termos de Uso do Instagram. Entre elas estão o compartilhamento de fotos e vídeos gravados pelo dono do perfil ou autorizados para publicar; respeitar os demais membros do Instagram; não fazer posts que promovam violência, bullying ou automutilação; ter cuidado na hora de divulgar publicidade.
4. Trocar a conta de pública para privada
Você pode alternar seu perfil de público para privado e ainda assim manter o selo de verificação no Instagram. Por outro lado, trocar essa classificação diversas vezes pode levar a rede social a remover a marca da conta. O Instagram não especifica os critérios de tempo ou de tentativas de troca de visibilidade. Logo, o ideal é só fazer essa mudança quando achar realmente necessário.
5. Mudar o nome do perfil
Assim como a troca de conta pública para privada, o Instagram permite que você altere seu nome de usuário (“@canaltech”, por exemplo) quando quiser e mantenha o selo de verificado. Desde que não faça isso várias vezes em um curto período de tempo. Curiosamente, o seu nome de exibição na plataforma é que não pode ser modificado. Caso o contrário, o Instagram retira o selo azul da conta.