Como ser verificado no Instagram

Como ser verificado no Instagram

Por Felipe Freitas | Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Setembro de 2021 às 11h55
Canaltech/Felipe Freitas

Conseguir o selo de verificação do Instagram é uma meta para empresas e influenciadores digitais, até então a rede social não havia revelado em detalhes como é feita a avaliação dos pedidos submetidos. Essa falta de transparência levava a muitas reclamações e a situações estranhas, como perfis com mil seguidores verificados enquanto outros, com mais de 300 mil, eram negados.

No entanto, nos últimos meses: o Instagram fez várias atualizações para tornar o processo de candidatura mais simples e direto. A rede social revelou as mudanças e também listou os critérios, de forma objetiva, para facilitar a vida de quem precisa do selo.

O Instagram divulgou quais critérios usa para considerar ou não um perfil verificado (Imagem: Canaltech/Felipe Freitas)

A verificação é a forma encontrada pelo Instagram de mostrar que aquela conta é notável e verdadeira, assim os usuários têm a garantia de que aquela pessoa é mesmo quem diz ser. Empresas e personalidades costumam dividir espaço com vários perfis fakes na rede social e o selo ajuda os admiradores a saberem qual é o verdadeiro. Nesta matéria, veja como ser verificado no Instagram!

Como ser verificado no Instagram

Para ser verificado, é necessária a submissão de um pedido a partir de um formulário atualizado no próprio aplicativo, isso vale tanto para o Instagram quanto para o Facebook. As informações solicitadas e documentos agora estão mais nítidos para que não reste dúvida do que você precisa comprovar na hora de obter a aprovação. Então, para ter o perfil verificado, a primeira regra é seguir os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade, estes são os critérios:

  • Deve representar uma pessoa real, uma empresa registrada ou uma entidade;
  • Deve ser a presença única da pessoa ou empresa que ela representa — entidades notáveis (por exemplo, organizações ou veículos de imprensa) também são elegíveis;
  • Apenas uma conta por pessoa ou empresa pode ser verificada, com exceção para contas específicas de idiomas distintos;
  • Deve ser pública e ter uma biografia, foto de perfil e pelo menos um post;
  • Deve representar uma pessoa, marca ou entidade bem conhecida e frequentemente pesquisada.

Como é possível notar, os critérios são bem simples, mas o último ponto é o que mais complica para a maioria das pessoas. Como definir se você é uma "pessoa, marca ou entidade bem conhecida"? Afinal, uma pessoa pode ser conhecida na internet, no seu bairro ou no seu estado, mas um completo anônimo em nível nacional.

Segundo o Instagram, as contas que aparecem como fontes da imprensa são consideradas relevantes, o que não se aplica a conteúdo pago ou promocional.

O selinho mostra que aquela conta é verdadeira (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Sendo assim, no intuito de evitar a "discriminação" com perfis mais regionalizados, o Instagram permite que a pessoa envie até cinco links com matérias publicadas pela imprensa, contas de redes sociais e outros links que mostrem que sua conta é de interesse público. Isso ajuda os times a terem mais contexto na hora de revisar os pedidos. Por isso, a dica é: capriche na escolha das suas fontes.

Adicione links de artigos, redes sociais e outros links que comprovem sua notabilidade (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

A plataforma também alega ter expandido sua lista de fontes de notícias confiáveis, inclusive com a adição de canais e sites voltados para a população negra, LGBTQIA+ e latina, bem como de vários outros veículos do mundo. Mesmo assim, a rede não cita quais seriam esses veículos de comunicação, por isso é um pouco difícil descobrir o quão relevante é preciso ser para entrar no radar do Instagram.

A rede social não menciona, mas ter conteúdos com boas taxas de engajamento ou "viralizados" pode ajudar no processo, pois revela mais credibilidade e autenticidade no perfil. Logo abaixo, confira algumas coisas que perfis verificados não podem fazer no Instagram:

O que um perfil verificado não pode fazer?

1. Deixar de seguir as regras da plataforma

Primeiramente, os perfis verificados devem funcionar como um espelho de bom comportamento, razão pela qual o Facebook e o Instagram solicitam o fiel cumprimento das políticas de privacidade. A rede social também explica que ter esse endosso não significa que as pessoas terão favorecimento algorítmico ou algum destaque extra na plataforma.

2. Mover o selo para outra conta

Segundo o Instagram, após receber o selo, não é possível movê-lo para outra conta, mesmo que pertença à mesma empresa ou pessoa. Nesse caso, será necessário retrabalhar tudo do zero para que o perfil atenda às características e assim consiga novamente a autenticação. Para fazer uma solicitação, o perfil precisa acessar: "Configurações" > "Conta" > "Solicitar verificação".

Você pode solicitar sua verificação acessando a aba "Conta" (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

3. Usar robôs e vender a conta

Também é preciso tomar cuidado para que a sua conta não seja considerada como atitude suspeita ou mal-intencionada. Se a rede descobrir que as informações prestadas são falsas ou que a pessoa vendeu a conta verificada a outros, o perfil pode ser banido. Uso de robôs ou métodos artificiais para inflar números de engajamento é considerado descumprimento das regras e pode gerar sérias consequências.

4. Deixar a autenticação de dois fatores inativa

Com mais visibilidade, essas contas podem se tornar alvo de hackers que querem tomar o controle para aplicar golpes. O ideal é manter sempre a autenticação de dois fatores ativa e uma senha forte, pois não há mecanismos especiais para quem é verificado ou não. Se perder a conta, além da dor de cabeça para recuperá-la, o proprietário ainda pode acabar penalizado por atividades irregulares feitas pelos criminosos usando o perfil, por isso fique sempre ligado.

E você? Já está preparado(a) para solicitar o verificado na sua conta? Compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais!

Fonte: Instagram

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