Publicidade

Bluesky começa a vender domínios personalizados para evitar anúncios

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/Bluesky
Divulgação/Bluesky

O Bluesky lançou um recurso que permite comprar um domínio personalizado direto na plataforma. A novidade promete adquirir o domínio, registrá-lo, configurar as opções de DNS e adicioná-lo ao seu perfil na rede social em poucos minutos.

Para isso, a rede fez uma parceria com a registradora de domínios Namecheap e incorporou a função nas configurações da conta no Bluesky. Agora, é possível buscar por nomes disponíveis, ver o preço do registro anual e concluir a transação.

Todas as pessoas que criam uma conta no Bluesky precisam de um nome de usuário e um domínio vinculado. A rede oferece uma opção padrão, chamada bsky.social, mas quem já possui um site ou registro próprio pode alterá-lo — e quem não tem, passa a ter a opção de comprar isso direto na rede social.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Recurso faz parte das estratégias de monetização do Bluesky

Com a promessa de atuar como uma rede social descentralizada, o Bluesky evita incluir anúncios na plataforma e busca outros serviços pagos como forma de monetização. A opção de adquirir um domínio personalizado faz parte desse planejamento.

Segundo comunicado, a companhia considera que os “usuários se tornam o produto” nas redes sociais que operam com a venda de dados para anúncios segmentados. A estrutura da rede na plataforma AT Protocol permite colocar os usuários no controle dos próprios dados.

A plataforma afirma que mais de 13 mil usuários já alteraram para domínios personalizados ou compraram um domínio novo por causa do Bluesky. Isso pode funcionar como uma forma de garantir autenticidade na rede: senadores dos Estados Unidos começaram a usar o domínio senate.gov para comprovar a identidade, por exemplo.

Bluesky teve pico de tráfegos com bloqueio do Twitter

O Bluesky também notou uma alta migração de usuários após as limitações de leitura diária impostas pelo Twitter. No último dia 1º, a rede precisou suspender novos cadastros temporariamente devido ao tráfego recorde.

Para adquirir um domínio personalizado, é necessário acessar account.bsky.app e ver as opções disponíveis na aba “Domains”.