Publicidade

‘Baú de memórias’: usuário revive celular antigo com Windows Phone e viraliza

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Nokia
Nokia

Uma pessoa decidiu ligar um Nokia Lumia 800 que estava inativo há 12 anos e registrou o processo no X (antigo Twitter). O conteúdo viralizou na rede social e rendeu muitos comentários de ex-usuários saudosistas do Windows Phone.

“Foi como abrir um baú de memórias”, comentou o usuário @costalann no post original, que lembrava uma publicação de 2013 sobre o aparelho ter parado de funcionar. 

Além de trazer o famoso visual modular do sistema, um vídeo também mostrou as animações fluidas da interface. Esses eram dois pontos muito positivos do sistema, visto que os efeitos de movimento são elogiados até hoje.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A publicação foi ao ar na quinta-feira (15) e acumulou mais de 41 mil curtidas e 1,5 milhão de visualizações no X. Muita gente se sentiu nostálgica com o conteúdo, com dezenas de respostas de pessoas que tiveram celulares com SO da Microsoft e gostavam da interface.

O que aconteceu com o Windows Phone?

O Windows Phone marcou a principal tentativa da Microsoft de competir no mercado de celulares contra Android e iOS no começo da década de 2010. O sistema chamava a atenção pelo visual diferente, muito parecido com o Menu Iniciar do Windows 8, e prometia uma integração simplificada entre smartphone e PC. que não aconteceu da forma que a comunidade esperava.

Mesmo sem alcançar tantos aparelhos do mercado (o Windows Phone ficou praticamente restrito aos modelos da Nokia), o sistema chamou a atenção pelo design e pela boa performance sem travamentos até nos modelos de entrada — naquela época, esse era um problema comum em celulares Android.

Porém, problemas estratégicos nas atualizações e a falta de aplicativos nativos fizeram o sistema perder força no mercado. Como resultado, a Microsoft encerrou o suporte para o SO em 2019 e desde então não desenvolveu uma solução própria para celulares.

Mesmo assim, o CEO da empresa, Satya Nadella, já disse que aposentar o sistema foi um erro.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: por que o Windows Phone deu errado?