Publicidade

Algoritmo do Twitter vai se tornar open source nesta sexta (31), garante Musk

Por| 31 de Março de 2023 às 09h46

Link copiado!

Brett Jordan/Pexels
Brett Jordan/Pexels
Tudo sobre Twitter

Depois de muitas promessas e vai e vem, parece que agora finalmente vai: Elon Musk afirmou que o código-fonte do algoritmo do Twitter se tornará público nesta sexta-feira (31).

De maneira mais precisa, ele escreveu em sua conta na rede social que o movimento que torna o mecanismo de recomendação de conteúdo da rede em open source acontece exatamente às 12h no horário do Pacífico, portanto às 16h pelo horário de Brasília

Continua após a publicidade

Vale lembrar que Musk já havia prometido que o código do algoritmo do Twitter seria aberto em 31 de março há algumas semanas, promessa que, ao que tudo indica, vai se cumprir.

Código vazou no GitHub

Outro ponto importante a ser lembrado é que o código-fonte do algoritmo do Twitter já havia vazado na web este ano. Nesta semana, tornou-se conhecido do público que entre janeiro e março de 2023 o pacote com tais dados foram disponibilizados na plataforma de desenvolvedores e que o Twitter está atrás dos responsáveis, inclusive tentando na justiça com que o GitHub revele dados de todos que baixaram as informações de lá.

Continua após a publicidade

O que muda com o algoritmo aberto?

De forma prática e direta, o primeiro ganho que o Twitter parece buscar com a revelação do código do mecanismo de recomendação de conteúdo é a confiança do público. Recentes denúncias de que o perfil de Musk e de um grupo de VIPs estaria sendo impulsionado artificialmente, por exemplo, poderiam ser arrefecidas com o algoritmo open source.

Outra questão envolve até mesmo a suposta complexidade excessiva do código do Twitter, algo de que Musk já reclamou e que provavelmente pode ser solucionado com mais programadores, engenheiros, pesquisadores e entusiastas se debruçando sobre as linhas de comando que fazem um determinado tuíte aparecer em sua timeline.

"Nosso 'algoritmo' é excessivamente complexo e não totalmente compreendido internamente", escreveu. "AS pessoas vão descobrir muitas coisas bobas, mas corrigiremos os probemas tão logo eles sejam encontrados", completou o bilionário dono e CEO do Twitter.

Continua após a publicidade

Agora o que resta é esperar e torcer para que a promessa de Musk realmente se cumpra para descobrir o que vem por aí.