As 3 maiores tendências para as mídias sociais em 2014

Por Redação | 03 de Janeiro de 2014 às 16h10

A chegada de um novo ano sempre traz consigo aquelas promessas de fazer alguma coisa pela primeira vez, diferente ou melhor - seja na vida profissional ou pessoal. Nas mídias sociais, define-se objetivos e planeja-se como alcançá-los ao longo do ano. Para ajudá-lo com isso, o pessoal do The Daily Muse pesquisou e reuniu as 3 tendências que lhe ajudarão a começar 2014 com o pé direito.

1. O mercado de mídias sociais: maior e melhor

De acordo com o Business Insider, seis especialidades em mídias sociais irão deslanchar neste ano: Especialista em SEO, Estrategista em Mídias Sociais, Gerente de Comunidades Online, Gerente de Marketing em Mídias Sociais, Coordenador de Marketing em Mídias Sociais e Redator de Blog ou Mídias Sociais.

Se você está determinado a trabalhar nas mídias sociais, certamente deverá apostar em uma dessas áreas. Antes de decidir por uma delas, no entanto, reflita e pergunte-se sobre suas habilidades e em que você tem mais interesse.

Por outro lado, se você é um executivo numa empresa que planeja investir mais nas mídias sociais neste ano, essa lista é um bom termômetro sobre o que as pessoas irão focar no mundo das mídias sociais em 2014.

2. Além do Facebook: as novas e promissoras plataformas

A Forbes listou as sete tendências que acredita que irão dominar as mídias sociais em 2014. Entre suas profecias, algumas coisas interessantes apareceram por lá: o MySpace vai dar a volta por cima, o Google+ "se tornará um fator determinante" e haverá mais vídeos curtos. Entenda o que tudo isso significa.

  • A segunda versão do MySpace ainda está engatinhando, então ainda é demasiadamente dispendioso elaborar estratégias de atuação para a plataforma. No entanto, é bom ficar de olho nela e observar se grandes marcas irão adotá-la e como irão utilizá-la neste ano.
  • Cada vez mais o Google+ vem se tornando parte do planejamento de SEO do Google e fator determinante nas buscas personalizadas. Se você ainda não tem uma conta no Google+, então este é o ano para você fazê-la e testar a rede social.
  • Se você ainda não dominou o Vine ou o recurso de vídeo do Instagram, esse é o momento de fazê-lo. Se a previsão estiver correta, fazer vídeos curtos será tão importante quanto escrever em 140 caracteres. Quanto mais cedo você dominar esse recurso, melhor.

3. Pequenos momentos, grandes tendências

O PR Daily analisou os 10 melhores momentos das mídias sociais em 2013 e acredita que eles sejam precursores daquilo que pode ser tendência em 2014, incluindo o tweet da Oreo durante o apagão do Super Bowl (a final da NFL, liga de futebol americano nos EUA), o lançamento das hashtags no Facebook e o novo design do Pinterest. O que esses momentos significam para seus planos de mídias sociais este ano?

  • A marca de biscoitos Oreo aproveitou o apagão de 34 minutos que aconteceu durante o Super Bowl para soltar um tweet que chamou a atenção de especialistas. Enquanto o estádio estava às escuras, a marca tuitou uma imagem usando a falta de energia para promover os biscoitos. A publicação trazia a legenda "Falta de energia? Sem problemas". Já a imagem, um conselho: até no escuro dá para mergulhar a bolacha no leite - uma das formas mais populares de consumí-la nos EUA. O case mostrou que estar antenado no que acontece no dia-a-dia é extremamente importante para produzir conteúdo relevante no tempo mais oportuno possível. Anote aí: fique de olho nisso!
  • A introdução da hashtag no Facebook (aprenda a usá-las) é um sinal de que as marcas passarão a incorporá-la em seus anúncios de TV, jornais, revistas e rádio com mais frequência para fortalecer suas campanhas sociais. Se você ainda não domina o uso das hashtags, marque-as como um dos seus principais objetivos para o ano.
  • O Pinterest ganhou um novo visual este ano e lançou recursos com o Place Pins, estatísticas e Rich Pins para fortalecer seu retorno sobre investimento para marcas. Ainda não está no Pinterest? Certifique-se de passar por lá e aprender a como utilizá-lo para atrair seus clientes.

Jamais esqueça que, nas mídias sociais, para alcançar seus objetivos é preciso antes estar munido de informações. Mas, como se sabe, há muito informação por aí e seu excesso gera ruídos que fazem com que o objetivo número um seja esquecido: manter-se autêntico. O restante vem com o tempo.

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