Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wolverine e Capitão América reatam amizade em momento crucial para os X-Men

Por| 25 de Agosto de 2023 às 14h04

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Os fãs mais devotos da Marvel Comics vão se lembrar que Wolverine e Capitão América já foram muito próximos, pois ambos se conheceram na época da 2ª Guerra Mundial e enfrentaram muitas batalhas juntos, tanto como aliados e quanto como inimigos. Depois disso, o relacionamento azedou, mas, agora, ambos estão reatando a amizade, justamente em um momento que os X-Men mais precisam dessa dupla junta.

Mas se os dois viraram amigos durante os anos 1940 e 1950, o que os separou? Bem, como sabemos, o mundo mudou bastante desde aquela época. Wolverine ainda era parte de um programa de supersoldados, a Arma X, e, após a aproximação de ambos, o Capitão América ficou congelado um bom tempo até ser encontrado e fundar os Vingadores.

A Marvel Comics não tinha revelado essa conexão entre ambos até os anos 1990, e em algumas histórias publicadas em flashback durante os anos 2000 e 2010. Mas, fora o tratamento cordial entre os Vingadores e os X-Men na maior parte do tempo, dois episódios afastaram os então aliados de longa data.

Continua após a publicidade

Em Vingadores vs X-Men, publicado em 2012, Logan e Steve Rogers, após discutirem sobre mais uma chegada da Força Fênix em busca de hospedeiros na Terra, o Capitão América removeu Wolverine à força do avião dos Vingadores após entrarem às vias de fato.

Um ano depois, Uncanny Avengers #9, em uma época em que os Vingadores integravam parte dos X-Men na equipe para mostrar ao mundo que humanos e mutantes podem conviver em sintonia, o Capitão América atacou Wolverine, chamando-o de assassino e dizendo que permitir a participação de Logan na equipe foi um erro.

Depois disso, nem mesmo as memórias de um passado atuando juntos na guerra foi capaz de manter a amizade entre ambos. E, para a surpresa de muitos, a reunião vem em um momento em que os X-Men mais precisam.

Como Wolverine e Capitão América reatam a amizade?

Bem, dá para dizer que a reunião de Logan e Steve Rogers acontece agora porque ambos cederam um pouco em suas convicções. Depois que os mutantes foram devastados pela organização supremacista Orchis durante o evento Hellfire Gala, Capitão América deu um importante passo sobre sua opinião com relação aos Filhos do Átomo: ele reuniu uma nova equipe de Vingadores só para ajudar os X-Men e tem atuado de forma proativa nisso.

Paralelamente, Wolverine, já cansado da atual frágil liderança do Professor X e completamente decepcionado com os X-Men e com a X-Force, esta equipe por conta da traição do Fera, decidiu deixar ambos os times e atuar por conta própria, seguindo seus próprios instintos e código de conduta pessoal — algo que Logan, que tem o DNA de heróis anônimos do faroeste, sempre fez.

Agora, Logan está sozinho, fazendo o melhor que pode para vingar os mutantes caídos, enfrentando a Orchis. E Rogers vem atuando como um aliado dos mutantes de uma maneira que nunca tinha mostrado antes. E este é o cenário em que dois soldados solitários perdidos no tempo se reencontram para reatar uma amizade quase secular, justamente no momento em que os X-Men mais precisam, no evento Fall of X, que representa a queda da Era Krakoana.

Continua após a publicidade

A prévia de Wolverine #38 traz a seguinte sinopse: “Reunidos — Capitão América e Wolverine! Você conhece aqueles velhos amigos, aqueles que já existem há muito tempo e em quem você sempre pode confiar? Esse é Steve Rogers para Logan, cuja amizade remonta à 2ª Segunda Guerra Mundial!”

É bom ver o maior soldado humano e um dos maiores militares mutantes juntos novamente. E isso vai acontecer em Wolverine #38, com lançamento previsto para o mercado gringo no dia 11 de outubro.