Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Teoria de fãs indica que o Justiceiro é bissexual nos quadrinhos da Marvel

Por| 17 de Junho de 2020 às 11h57

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

O Justiceiro anda em alta ultimamente. A série da Netflix, mesmo cancelada depois de duas temporadas, em 2019, trouxe às telas as raízes do personagem. E, embora Frank Castle tenha seus altos e baixos na Marvel Comics, ele sempre aparece com destaque nos maiores eventos e, em 2019, ganhou mais relevância como o Motoqueiro Fantasma Cósmico. Ultimamente, seu símbolo vem sendo usado pela polícia nos Estados Unidos — o que gerou reclamações dos fãs e de roteiristas do anti-herói, já que ele não representa uma autoridade da lei. Agora, uma teoria de longa data coloca ainda mais holofotes sobre o vigilante: uma história antiga voltou à tona e trouxe a discussão sobre ele ser bissexual.

Bem, como todo mundo sabe, a trama de origem do Justiceiro envolve a morte do amor de sua vida, Maria, e de seus filhos. Ao longo do tempo, Castle acumulou diversos romances, sempre com mulheres, a exemplo de Elektra. Mas, em um arco específico, fica subentendido que ele teria atração por um homem conhecido como Reverendo Sammy Smith, vilão líder de um culto.

Em Punisher #4 (1987), de Mike Baron, Klaus Janson e Ken Bruzenak, Frank investiga a Igreja dos Salvos, que é liderado por Sammy Smith. Depois de se infiltrar no grupo, o Justiceiro conhece o reverendo, que, sem saber de quem se tratava, joga um charme no anti-herói. Mais tarde, Smith usa suas “mãos curativas” sobre o corpo de Frank, ferido.

Continua após a publicidade

Castle permanece disfarçado enquanto se dirige para uma missão com Smith e seus seguidores de "Smith Town" e não consegue parar de pensar nele. Eventualmente, Frank até reflete sobre como o homem "reacendeu" algo nele que está ausente de sua vida desde o início de sua guerra contra o crime. O Justiceiro só se volta completamente contra o vilão quando descobre seus planos de forçar os seguidores do culto a cometerem suicídio em massa. No final, ele poupa a vida de Smith, como forma de gratidão por ter salvado sua vida anteriormente.

Embora essa visão do encontro de Castle com Smith carregue bastante preconceito, não dá para negar que na aventura houve realmente uma aproximação mais íntima entre os personagens.

Fãs se perguntam: estaria o Justiceiro atraído por Sammy Smith?

Continua após a publicidade

Sammy Smith retornou anos depois como Rev, fortalecido por demônios reais e se tornando um vilão mais convencional, já sem a “conexão” que ambos tinham antes. Muita gente estranhou esse fato na época. E esse relacionamento anterior veio à tona agora, em um momento em que vários heróis são assumidamente gays e outros bissexuais, a exemplo de Hércules.

Frank pensava constantemente sobre Smith de maneira afetuosa, até atrasando seu trabalho como Justiceiro, porque estava encantado com o líder do culto e seus discursos. Isso até poderia estar ligado à espiritualidade do personagem, mas em nenhum momento esse tema é citado. O que se vê é algo mais próximo a uma atração romântica. Além disso, como o sexo livre era algo comum no grupo, fica subentendido que Frank talvez tenha dormido com mulheres e/ou homens para manter seu disfarce — incluindo o próprio Smith.

Mas por que isso é tão importante agora? Bem, no final das contas, isso não muda o status quo do personagem e tudo o que ele sempre foi. Aliás, pode ser interessante, pois a visibilidade desse lado do anti-herói aumentaria a representatividade crescente da comunidade LGBTQ+ no entretenimento. E mais: tocaria na discussão sobre pessoas que têm dificuldade em assumir sua sexualidade e extravasam de forma agressiva ou com a imagem de “macho alfa”.

Continua após a publicidade

Acrescente a essa teoria o fato dos fãs e criadores estarem descontentes com o uso do símbolo do Justiceiro por autoridades da lei e até por incels (celibatários involuntários que costumam ser violentos). Então, associar Frank Castle a um personagem bissexual, teoricamente, poderia afastar a apropriação inadequada de seu ícone por determinados grupos.

E você, o que achou dessa história toda? Deixe seus comentários!

Fonte: CBR