SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Superman tem um poder clássico tão perigoso e mortal que ele evita usar

Por| 15 de Setembro de 2023 às 13h43

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Em Grandes Astros: Superman, há um momento em que Lex Luthor, ao assumir os poderes do Superman, fica estupefato com o fato de poder enxergar moléculas, ouvir alguém caindo de uma escada à distância e até mesmo não imaginar como conseguiria abraçar sem quebrar os ossos de uma pessoa. O Homem de Aço aprendeu a se conter e controlar todas suas habilidades, caso contrário ele seria uma ameaça ambulante.

E uma habilidade em especial, que faz parte do repertório clássico do Superman, é tão simples e mortal que uma mera distração ou exagero em seu uso poderia destruir imediatamente qualquer ser humano — ou até mesmo superseres. E é por isso mesmo que ele evita usá-la sem a devida medida.

Desde a Era de Prata de Quadrinhos, o Superman vem ganhando gradualmente cada vez mais variantes de habilidades clássicas, ou até mesmo novos poderes. Capacidade de voo, velocidade e durabilidade aprimoradas, superforça e visão de calor estão entre as mais conhecidas, enquanto sua técnica de dobrar espaço e tempo para praticamente se teleportar é algo incluído mais recentemente.

Continua após a publicidade

Mas de qual poder clássico tão simples e mortal estamos falando? Bem, seus pulmões são superpoderosos, e, além de reterem uma imensa quantidade de ar por muito tempo, também conseguem emitir um sopro supercongelante.

Por que o sopro supercongelante do Superman é tão mortal?

Uma prova de como o sopro supercongelante do Superman pode ser mortal pôde ser visto em Infinite Crisis #7, lançado em 2006. Superboy-Prime, uma variante mais jovem, furiosa e descontrolada do Homem de Aço ameaçava o Universo DC, e, enquanto ele escapava da órbita da Terra, os Lanternas Verdes tentaram deter o guri superpoderoso.

Continua após a publicidade

O Superboy-Prime, depois de destruir facilmente uma parede de quase 500 quilômetros de extensão erguida pelos Lanternas Verdes, usou o sopro supercongelante sem se conter. Imediatamente, dezenas de membros da Tropa congelaram na hora. E com a velocidade e força do vilão, todos que se tornaram estátuas de gelo foram quebrados em centenas de pedaços em questão de segundos.

“Mas qualquer poder do Superman, caso não seja usado de maneira equilibrada, pode ser mortal”, você pode dizer. Sim, tem razão. Acontece que, diferente da visão de calor ou da superforça, que normalmente são usadas pelo Homem de Aço tanto para conter quanto para atacar vilões, o sopro supercongelante quase nunca é executado para esses fins.

O Superman costuma utilizar esse sopro para limpar áreas, apagar incêndios, congelar superfícies que estão derretendo e possam machucar alguém; e até para interromper erupções vulcânicas. O fato de o Homem de Aço usar muito pouco, ainda menos em seres vivos, torna o controle desse poder e suas consequências mais perigosas do que outras habilidades em seu arsenal.

Continua após a publicidade

Superman poderia congelar instantaneamente um exército inteiro. Mas seu autoconhecimento e a prudência que tem em prol da preservação da vida o impedem de usar o sopro supercongelante a todo momento, pois é uma de suas habilidades mais simples e mortais.