Publicidade

Superman ganha poderes espetaculares e volta a ter identidade secreta

Por| 11 de Janeiro de 2023 às 22h30

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Com a virada do ano, a DC Comics entra em uma nova fase, após o retorno da Liga da Justiça com o final do evento Dark Crisis on Infinite Earths. Depois de retornar de sua temporada no mundo bélico de Mongul e de ser dado como morto mais uma vez, Action Comics #1050 deu largada a uma nova fase na trajetória do Superman.

Atenção! Spoilers para Action Comics #1050!

Em Action Comics #1050, lançado recentemente, vemos Lex Luthor sacrificando os poderes psíquicos do personagem Manchester Black em torno de uma trama para apagar do mundo o conhecimento público de que Clark Kent é Superman — falaremos mais sobre isso abaixo. Ao encontrar o vilão, que o convoca por meio de um sinal sonoro, o Homem de Aço faz um show à parte, com uma exibição de poderes.

Continua após a publicidade

Luthor admite que a Terra precisa do Superman, mas diz que ele tem sua própria versão do Superman. É claro que a conversa descamba para a pancadaria, e o vilão entra na sua famosa armadura, agora turbinada com mais recursos contra os poderes do Homem de Aço. Acontece que ela não estava preparada para o atual estado de Clark Kent.

Depois de passar por um período de fraqueza durante a exposição ao sol branco do mundo bélico de Mongul, e depois de mais um momento dado como morto em uma Terra perdida do Multiverso, o Superman voltou com seus poderes ainda mais fortes, inclusive com habilidades novas.

Para ter noção disso, basta dizer que Luthor teleportou o Homem de Aço no meio da batalha e Clark retornou para onde estava imediatamente, liberando uma radiação vermelha que incapacitou a armadura de Luthor. E mais: com apenas um toque, Superman foi capaz de desmantelar todas as peças do traje do vilão.

Continua após a publicidade

“Minha mente e corpo estão fortes como nunca. Conceitos como peso, distância e temperatura, até mesmo espaço-tempo, perderam muito de seu significado para mim”, diz o Homem de Aço, em uma demostração de poder que há muito não se via nos quadrinhos. Ainda veremos o desdobramento dessa nova fase, mas não deixa de ser empolgante, não?

O retorno da identidade secreta

Há alguns anos, havia uma grande pressão para que houvesse uma explicação sobre a razão de as pessoas não associarem Clark Kent ao Superman. Isso aconteceu também por conta da ausência de identidades secretas dos heróis no cinema, já que muitos não alimentam mais uma vida dupla nos filmes da Marvel e da DC.

Por um tempo, a DC chegou a dar várias explicações “científicas”, como o fato do Superman aplicar hipnose coletiva, entre outras justificativas que os leitores “deixavam passar”. Mas, com o tempo, algumas histórias, a exemplo de Grandes Astros: Superman, sugeriram que todo mundo sabe que Clark Kent é o Homem de Aço, mas finge não saber porque entende sua missão. Até que em 2020, durante saga do roteirista Brian Bendis, Clark Kent revela ao mundo que é o herói.

Continua após a publicidade

Agora, pouco tempo depois, com o plano de Lex Luthor em Action Comics #1050 envolvendo os poderes psíquicos de Manchester Black, somente uma pequena parcela do mundo sabe a verdadeira identidade do Superman. E, segundo uma análise do Batman, até mesmo coisas que possam provar que Clark Kent é o Homem de Aço, a exemplo de vídeos e fotos, não podem revelar sua identidade novamente secreta.

Segundo o Homem-Morcego, não é como se as pessoas tivessem se esquecido de quem Clark é, e sim que suas mentes simplesmente rejeitam a associação de sua identidade civil com a do herói. Essa é uma solução para a revelação, que deixou muita gente descontente há pouco tempo. E também é uma forma de trazer de volta tramas mais empolgantes de Lois Lane e outros coadjuvantes, que passaram a se proteger mais por conta do fato de muitos vilões saberem quem são os entes queridos de Kal-El.

Continua após a publicidade

Vamos continuar acompanhando como será essa nova fase do Superman, mais poderoso do que nunca e com sua identidade secreta de volta.