Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars mostra que Anakin quase foi para o Lado Sombrio 13 anos antes

Por| 09 de Maio de 2024 às 18h00

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Preencher lacunas com novidades chocantes tem se tornado comum nas HQs de Star Wars sobre a Saga Skywalker na Marvel Comics. E, agora, com o lançamento de uma edição especial dos 25 anos de A Ameaça Fantasma, isso não poderia ser diferente. Além de revelar algumas coisas já comentadas por aqui dias atrás, a publicação também confirma que Anakin quase foi para o Lado Sombrio da Força 13 anos antes de realmente ceder.

Atenção para spoilers de Phantom Menace 25th Anniversary Special #1!

Ambientado antes, durante e depois dos eventos de A Ameaça Fantasma, a nova edição traz revelações canônicas muito bem-vindas à Saga Skywalker. Um dos aspectos é a relação de Qui-Gon Jinn com Anakin Skywalker ainda muito menino.

Continua após a publicidade

Os momentos vistos na HQs dão mais estofo a essa dinâmica e também tornam o comportamento do garoto muito mais complexo do que o mostrado no filme. E isso inclui a morte prematura de Qui-Gon nas mãos de Darth Maul, algo que ninguém contemplou realmente nas telonas — o destaque, na época, foi a reação de seu aprendiz imediato, Obi-Wan Kenobi.

Em Phantom Menace 25th Anniversary Special #1, a trama mostra Anakin animado para contar a Qui-Gon sobre sua aventura na órbita de Naboo, ajudando a derrubar a nave de comando da Federação do Comércio e seus exércitos de andróides na superfície do planeta. 

Contudo, Anakin sente a morte de Qui-Gon antes de ser confirmada por Obi-Wan Kenobi. E isso tem um efeito devastador no menino.

Anakin quase cede ao Lado Sombrio ainda menino

Qui-Gon teve grande importância na decisão de Anakin e de sua mãe sobre o treinamento Jedi. E, ao constatar a perda do mentor que conheceu poucos dias antes, o menino mostra na HQ que o sonho de retornar a Tatooine e libertar os escravos escureceu e passou a ser tingido de vermelho, como uma antecipação de sua virada para o Lado Sombrio.

As dúvidas de Obi-Wan, as hesitações do Conselho Jedi em treinar Anakin e suas preocupações de que ele poderia ser perigoso são todas mostradas e tingidas com um fundo vermelho, uma indicação da turbulência interna do menino.

Continua após a publicidade

Isso mostra não somente a propensão de Anakin a alcançar mais facilmente o Lado Sombrio da Força, mas também comprova a importância de Obi-Wan, pois, não fosse sua orientação, o menino poderia ter cedido 13 anos antes de quando realmente se perdeu em meio à fúria pela morte de sua mãe.

A nova história em quadrinhos de Star Wars ajuda a consolidar a ideia de que a determinação de Obi-Wan em honrar o último desejo de Qui-Gon, de que Anakin fosse treinado, foi o que ajudou a impedir a escuridão de dominar Anakin bem antes.

Além disso, confirma que, se o Conselho Jedi tivesse decidido que Anakin não fosse treinado, seria quase certa a queda do garoto para o Lado Sombrio também precocemente. E isso tudo agrega muito mais impacto à morte de Qui-Gon na vida do pequeno — algo que realmente deixou a desejar originalmente.