Publicidade

Star Wars confirma quem é o personagem mais poderoso de seu cânone

Por| 09 de Janeiro de 2024 às 15h38

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Star Wars está cheio de personagens icônicos, e vem ampliando ainda mais a lista de aventureiros favoritos dos fãs com suas novas HQs, livros, filmes, séries e games. E um deles, que sempre apareceu com um papel especial em toda sua mitologia, foi confirmado como o mais poderoso de seu cânone — pelo menos até aqui.

Atenção para spoilers de Star Wars: Dark Droids #5!

A confirmação — ou revelação — aconteceu na conclusão do crossover Dark Droids, que nos últimos meses vem atravessando todos os títulos de Star Wars publicados pela Marvel Comics. A trama mostra um vilão tão poderoso que rivaliza com Darth Vader: uma inteligência artificial (IA) viral conhecida como Flagelo, que possui origens ligadas ao período da antiga galáxia, quando um culto do lado negro chamado Ascendente procurava replicar artificialmente a Força. 

Continua após a publicidade

O culto acabou sendo exterminado pelos Sith, mas não antes de criar uma IA conhecida como Spark Eternal (ou “Centelha Eterna”, na tradução livre). Milhares de anos depois, na era da trilogia original da Saga Skywalker, a trama de Dark Droids mostra que esse elemento se fundiu com outra IA antiga concebida pelos Sith, resultando em algo novo: o Flagelo.

A chegada desse poderosos inimigo acontece entre O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, mais especificamente depois que Luke Skywalker perde sua mão em Bespin e a história revela sua conexão com Darth Vader — ou seja, o grande herói da trilogia original se encontra em seu estado mais vulnerável.

Quem é o personagem mais poderoso?

Continua após a publicidade

O desenvolvimento de Dark Droids mostra que tanto os usuários do Lado Sombrio, como os Sith; quanto os da Luz da Força, a exemplo dos Jedi, são igualmente incapazes de derrotar o Flagelo. Em vez de continuar a lutar contra ela, Darth Vader toma a chocante decisão de se juntar a ela, com o objetivo de derrubar o Imperador.

Luke Skywalker resiste como pode, com um contingente extremamente desfavorável e aparentemente sem esperanças de vitória. Assim como quase todos os outros seres da galáxia, ele também é infectado pelo Flagelo, tornando-se um canal vivo entre a Força e o vilão robótico, praticamente selando a vitória dos droides sombrios.

E eis que um herói improvável surge para salvar o dia — mas para falar dele é preciso lembrar um pouco de um discreto subplot dessa treta toda. Desde o começo de Dark Droids, havia uma divisão entre os droides, pois, enquanto a maioria concordava com os planos de domínio do Flagelo, os restantes apoiavam Ajax Sigma, um robô senciente que liderou a revolução dos autômatos contra os humanos durante a era da Alta República.

Depois que o Flagelo domina Luke e declara "eu serei a nova Força", seu corpo principal é destruído por Ajax Sigma, que usa uma espada capaz de prender a consciência do vilão, libertando todos os autômatos e os seres orgânicos que haviam sido absorvidos pela IA viral. Mas como isso prova que Luke é o mais poderoso personagem de Star Wars?

Continua após a publicidade

Bem, Dark Droids mostrou o Flagelo viajando por toda a galáxia, tomando controle sobre robôs e seres orgânicos para acessar e se tornar a própria Força. Somente quando ele dominou Luke, que tem um conexão e controle único sobre a Força, é que o vilão conseguiu o que precisava para finalmente conseguir isso. 

Embora isso não seja surpresa para os fãs, esse é um marco importante para Star Wars, pois, com o cânone sendo revisado, muitos personagens vêm ganhando poderes em uma escala nunca vista na Saga Skywalker. Isso inclui Luke, mas, em muitos momentos das HQs, por exemplo, não ficava muito claro se o icônico herói ainda é considerado como referência do maior Jedi da franquia.

Continua após a publicidade

Agora, com a conclusão de Dark Droids, com a trama dizendo que a participação de Luke nos planos do Flagelo poderiam gerar até mesmo uma “nova Força”, fica claro que ele é realmente o personagem mais poderoso de Star Wars — pelo menos até agora.