Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars | Esta é a razão sombria pela qual vários Sith usam máscaras

Por| 25 de Outubro de 2023 às 18h30

Link copiado!

Disney
Disney

Os fãs de Star Wars se acostumaram a ver os Sith e/ou entusiastas do Lado Sombrio da Força usarem máscaras, seja por motivos de funcionalidade ou como forma de representar um determinado grupo. A verdade é que a maioria dos vilões da franquia cobre o rosto por razões específicas, sugeridas anteriormente, e que, agora, ganham uma confirmação sombria em nova HQ publicada pela Marvel Comics.

Tudo bem que o visual de Darth Vader é muito chamativo e se tornou um ícone na cultura pop ao longo das décadas. Contudo, mesmo na trilogia original da Saga Skywalker, Star Wars explicou que não se tratava de uma escolha estética, mas sim porque Anakin Skywalker necessitava de um aparelho respiratório para sobreviver.

Continua após a publicidade

Assim como Darth Vader, o vilão da mais recente trilogia da Saga Skywalker, Kylo Ren, também usava uma máscara peculiar. Entretanto, ele não fazia isso apenas para homenagear o avô, já que o rapaz nunca precisou de um dispositivo para sobreviver.

E, se não era por sobrevivência ou apenas escolha estética, qual seria a razão, então?

Por que os Sith usam máscaras em Star Wars?

Em 2017, um painel de Star Wars na New York Comic Con já havia afirmado que Kylo Ren usava máscara como homenagem a Darth Vader e, especialmente, para esconder sua verdadeira identidade — afinal, ele é filho de Han Solo e Leia Morgana Skywalker, dois rebeldes contrários à sua adesão ao Lado Sombrio da Força.

Continua após a publicidade

Em Star Wars: Legacy Vol. 2 #4, lançado em 2013, a trama mostrava os guerreiros treinados nos caminhos do Lado Sombrio da Força pela facção conhecida como os One Sith capturando um membro dos Cavaleiros Imperiais. Esses personagens eram classificados como Jedi Cinzentos, pois não usavam o Lado Sombrio da Força, mas também não estavam totalmente comprometidos com a luz.

Durante uma discussão sobre lealdade, Darth Wredd questionou a falta de Força e o compromisso do Cavaleiro Imperial capturado. E uma das lições do Lorde Sith aborda justamente o uso de máscaras durante toda a vida, pois isso garantiria o “roubo” e o fim definitivo da identidade original, assim como sua humanidade.

Embora as séries publicadas anteriormentes com os selos Legends e Legacy atualmente não sejam consideradas parte do cânone, muitos elementos têm sido aproveitados na continuidade revisada da Marvel Comics, assim como dos novos livros, animações, séries e filmes.

Continua após a publicidade

O uso de máscaras torna mais fácil para os Sith levarem crianças sensíveis à Força para o Lado Sombrio, pois isso corrói seu senso de identidade e empatia. Esse ciclo vicioso de desumanização perpetua o trauma geracional, à medida que os aprendizes seguem os passos dos seus mestres. E como há indícios, no passado e no presente, de que isso continua valendo, essa explicação, pelo menos por enquanto, continua sendo a razão pela qual os Sith costumam cobrir seus rostos.