Escritor jura que nova HQ explica como será o Doutor Destino de Downey Jr.
Por Claudio Yuge |
A Marvel Studios chocou os fãs ao anunciar a maior novidade da San Diego Comic Con deste ano, no final de semana, ao revelar que Robert Downey não somente está de volta ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), como também vai interpretar outro personagem. Sim, a essa altura você já deve saber que ele será um dos maiores vilões dos Vingadores no filme Avengers: Doomsday, sob a armadura do Doutor Destino.
- Como surgiu o Doutor Destino e quais são seus poderes?
- SDCC 2024 | Robert Downey Jr. será Dr. Destino em novo Vingadores
- Por que o Doutor Destino já substituiu o Homem de Ferro nas HQs?
- Doutor Destino agora tem sua própria equipe de X-Men na Marvel
E, se por um lado todo mundo ficou feliz com esse retorno, boa parte dos fãs ficou um pouco desapontada, e, a grande maioria, confusa. Isso porque algumas perguntas ficam ecoando na cabeça de todos: por que ele não voltará como o Homem de Ferro? Como ele vai ter o mesmo rosto, sendo que já foi Tony Stark no MCU? É uma variante do Stark de outra Terra? Essa versão do Doutor Destino será heróica?
Pois é, se você leu a outra matéria que escrevi no Canaltech sobre a trajetória do Doutor Destino, já notou que o vilão tem mais camadas que uma cebola e esse aspecto multifacetado oferece vários tipos de caracterização.
E precisamos levar em consideração o fato de Downey Jr. ser um ator que sempre incorpora seus papéis de maneira peculiar. Todas as vezes que ele interpretou uma figura famosa, a exemplo do próprio Tony Stark e Sherlock Holmes ou Charles Chaplin, vimos versões completamente diferentes das originais; mas ainda assim com os traços fundamentais clássicos, mesclados com sua forte assinatura pessoal.
Então, é bem provável que vejamos um Doutor Destino nunca visto em quadrinhos, filmes e animações.
Escritora afirma que soluciona o mistério
O mistério de como e por que Victor von Doom será interpretado pelo ex-ator do Homem de Ferro gerou muita especulação. Alguns fãs até se perguntam se sua versão será inspirada na fase em que Tony Stark estava morto depois de Guerra Civil II dos quadrinhos, quando os quadrinhos do título Infamous Iron Man, de Brian Michael Bendis e Alex Maleev, mostraram o vilão substituir a lacuna deixada pelo herói de uma maneira interessante — também falo sobre isso em outra matéria.
Para acrescentar um temperinho a mais nesse rolê, entra em cena Deniz Camp, escritor que ascendeu com títulos interessantes na Image Comics, como 20th Century Men, ganhou destaque ao realizar um bom trabalho em histórias menores na Marvel Comics, a exemplo de Children of the Vault na recente Era Krakoana dos X-Men.
Essa boa sequência dos últimos anos credenciou o rapaz turco-filipino a integrar a equipe de “arquitetos” do novo Universo Ultimate construído por Jonathan Hickman, e Camp vem cuidando justamente do Doutor Destino desse mundo com cronologia recorrente paralela à tradicional Terra-616. "Se você quer entender Robert Downey Jr. como (Doutor) Destino você DEVE ler Ultimates #4 em 4 de setembro (ou quando for lançado)", postou no Twitter/X em 28 de julho.
Doutor Destino Ultimate é bem diferente do original
Embora Kevin Feige, o chefão da Marvel Entertainment, tenha o costume de sincronizar os planos da Marvel Studios com os lançamentos da Marvel Comics para alinhar os personagens de papel com os das telonas, a afirmação de Camp gera dúvidas.
O Doutor Destino do Universo Ultimate não alimenta conexão alguma com o Homem de Ferro e é uma variante de Reed Richards, que, na Terra-616, é justamente o maior inimigo de Doom. Então, fica a pulga atrás da orelha sobre uma possível jogada de marketing fanfarrona para que todos comprem Ultimates #4.
Por outro lado, os heróis no Universo Ultimate têm uma caracterização mais realista e fria. E a sinopse também promete um aprofundamento interessante e diferente de tudo o que vimos na história e no desenvolvimento do Doutor Destino.
Vale lembrar que o Reed Richards do Universo Ultimate anterior, que estava preso na Terra-616 depois das Guerras Secretas de 2015, tornou-se o cruel vilão conhecido como Criador, que foi quem construiu esse novo Universo Ultimate em sua visão distorcida de mundo ideal. O Richards dessa realidade se tornou o Doutor Destino justamente por conta de sua versão perturbada de outro mundo.
"O Destino do Quarteto Fantástico Ultimate! Os anos de tortura de Doom nas mãos do Criador finalmente o alcançam nesta história secreta do verdadeiro Reed Richards! E as tensões aumentam entre os Ultimates quando Destino pode estar mais obcecado em recriar a vida que ele deveria ter tido do que a que ele tem…”, diz a sinopse de The Ultimates #4.
Assim, há argumentos equivalentes para crer ou não em Camp. Estaria ele blefando para vender gibis, seria uma aposta do artista baseado no que ele ouviu nos corredores da Marvel ou o próprio Feige teria alinhado isso com os criadores antes da revelação de Downey Jr.?
Veremos o que The Ultimates #4 nos trará no dia 4 de setembro.