SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Por que Thanos virou um jeca rural depois de usar a Manopla do Infinito?

Por| 12 de Fevereiro de 2024 às 12h51

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Imagine que você passa a vida toda com raiva daqueles que debocharam de teorias que foram criadas a partir de observações, estudos e pesquisas. A partir daí, descobre uma maneira de provar seu ponto, e parte para uma longa jornada, tendo que reunir análises de de vários locais que podem esconder os artefatos cósmicos milenares conhecidos como Joias do Infinito

E, daí, quando finalmente sente o sabor da vitória ao custo de metade das vidas do universo, você simplesmente decide largar tudo o que aprendeu em diversas batalhas contra seres fantásticos por toda galáxia para se tornar um agricultor. Você passa a viver sozinho, contemplando diariamente seu milharal no seu módico traje, contente com seu cotidiano de ferro e seus momentos de paz alimentícia.

Pois é, embora existam muitas semelhanças com vários personagens de novelas brasileiras, essa não é uma sequência tirada do cotidiano de Damião, mas sim de Thanos, tirano da Marvel que se tornou um dos maiores vilões da cultura pop. Muita gente estranhou um pouco o final de sua jornada em Vingadores: Ultimato, que, assim como nos quadrinhos de Desafio Infinito, terminou de forma bem parecida com a descrição rural acima.

Continua após a publicidade

Embora seja uma excelente opção para curtir a paz da vida simples no campo, muita gente estranhou essa conclusão para a jornada de Thanos, tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas. Mas qual o motivo de ele ter optado por isso? Por que o mesmo encerramento tem significados opostos nas duas mídias? E o que fez o Titã Louco mudar seu plano de aposentadoria bucólica nas revistas?

Vida pacífica com motivações opostas

No filme Vingadores: Guerra Infinita, a trama mostra Thanos finalmente conseguindo se apoderar de todas as seis Joias do Infinito, após quase dez anos de MCU. Mesmo atuando em duas frentes, com grupos de seres poderosos, os Maiores Heróis do Mundo não conseguem impedir o Titã Louco de completar sua missão genocida: com o estalar de dedos, chamado oficial em inglês de Infinity Snap, varre metade da vida do universo em poucos segundos.

Continua após a publicidade

É preciso destacar que, nos quadrinhos, seus planos iniciais eram de acabar com a vida senciente no universo como prova de seu amor à Senhora Morte, o avatar da morte no Universo Marvel. Nas telonas, essa personagem não foi apresentada, então, a motivação de Thanos era a de equilibrar o consumo dos recursos disponíveis na galáxia para que metade dos que ficaram após o estalar de dedos pudesse ter mais conforto sem a constante preocupação de escassez.

Na versão do MCU, depois de concluir sua matança, ele se teletransportou para um mundo distante e se livrou das Joias do Infinito, em um local onde já havia explorado e preparado sua aposentadoria como lavrador. Embora pareça jeca, isso representa o contentamento de Thanos, indicando que ele finalmente poderia viver o resto de seus dias em paz após “prestar um grande serviço” a toda a sua realidade — a fazenda tranquila foi sua “recompensa”.

Já nos quadrinhos, Thanos escolheu um caminho para compreender a beleza da vida simples. Ele percebeu que cuidar do solo com as próprias mãos era tão importante no grande esquema do universo quanto usar a mesma mão para assassinar trilhões com um estalar de dedos. Além disso, ele se convenceu de que fez melhor uso da Manopla do Infinito do que o portador anterior do artefato, Adam Warlock.

Continua após a publicidade

No MCU, Thanos foi posteriormente desintegrado por um novo Infinity Snap, desta vez realizado pelo Homem de Ferro. Nos quadrinhos, a Marvel Comics incorporou um pouco da profundidade que ele ganhou nas telonas. Só que, para alinhar suas caracterizações, o que ele via inicialmente como destino pacífico nos cinemas foi explicado nas HQs como uma autopunição para elevar sua percepção sobre suas ações e o universo.

O retorno nas HQs

Essa trajetória pós-MCU mudou completamente a personalidade de Thanos, e, em vez de ficar em sua vida de matuto rural, o Titã Louco partiu para outras conquistas, eventualmente voltando a buscar as Joias do Infinito, em choques recorrentes contra os Vingadores. 

Continua após a publicidade

Thanos teve um filho, foi aprisionado em um cubo de animação suspensa e até morreu há alguns anos. Suas motivações mudam um pouco a cada nova investida, contudo, o Titã Louco sempre vê a Manopla do Infinito como a melhor forma de realizar seus planos. Em sua série atual nas HQs, ele voltou do mundo dos mortos para se vingar do grupo Illuminati e destruir a Terra depois de conseguir algo misterioso guardado por aqui.

Já nos cinemas, há as chances de ele retornar até para ajudar os heróis na Saga do Multiverso, pois o Titã Louco não é assim muito íntimo nem de Kang ou do Doutor Destino, dois dos grandes vilões da Casa das Ideias que podem dar as caras nos próximos filmes dos Vingadores.