Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Superman & Lois finalmente responde uma questão discutida há tempos pelos fãs

Por| 18 de Março de 2021 às 19h00

Link copiado!

CW
CW
Tudo sobre Warner Bros

Superman & Lois, nova série da CW que estreou no final de fevereiro e já é considerada a melhor atração de super-heróis atualmente nas telinhas, traz um Homem de Aço mais maduro, tanto em seu lado pessoal quanto na carreira de combate ao crime. O título aborda o cotidiano de Clark Kent e Lois Lane, casados e com dois filhos gêmeos, de volta à Smallville.

Atenção: abaixo estão alguns pequenos spoilers que podem estragar surpresas da série Superman & Lois, do filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça e dos quadrinhos de Batman: O Cavaleiro das Trevas!

Nos primeiros capítulos, Clark revela que é o Superman para os filhos, que já suspeitavam disso. Jordan, mais introvertido e rebelde, começa a manifestar alguns poderes; Jonathan, pelo menos por enquanto, parece não ter herdado o lado kryptoniano do pai. Ao passo que Lois lida com o avanço de uma corporação em Smallville, Clark tenta ensinar aos filhos como não chamar a atenção e as consequências de ter habilidades, digamos, incomuns; e, ao mesmo tempo, continuar salvando o mundo.

Continua após a publicidade

Essa é uma Terra em que Clark fez um trabalho tão bom que ele normalmente enfrenta as ameaças mais “mundanas”, como acidentes, em vez de ficar trocando socos com vilões — há a presença de um certo Capitão Luthor, mas isso fica em um subplot. E daí surge a pergunta de Jonathan sobre como ele “atende ao chamado de emergências”: “Então, consegue ouvir o mundo todo ao mesmo tempo?”

Bem, antes da resposta de Clark, é preciso compreender como essa pergunta ganhou força nos últimos anos.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça abordou esse assunto

Continua após a publicidade

Como o Superman consegue estar no exato momento em que uma situação de perigo está prestes a acontecer? Como ele consegue prever isso? E de que forma ele “escolhe” quem salvar? Essas perguntas já foram respondidas em diversas histórias nos quadrinhos, mas nunca teve uma explicação “unificada” e mais popular.

Isso acontece graças a Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Embora eu também não tenha gostado do “momento Martha”, em que Batman se vê em Superman, a discussão mais próxima do clássico dos quadrinhos Batman: O Cavaleiro das Trevas está em outra sequência do filme, que acabou ficando mais clara somente na versão estendida do longa.

Na graphic novel, Batman acusa o Superman de ser um “escoteiro do governo estadunidense” e de não mais salvar as pessoas que precisam; e sim apenas aqueles que ele escolhe. Pior: Wayne acusa o Homem de Aço também de atacar quem não concorda com ele ou com os Estados Unidos, usando seus poderes de forma egoísta. É isso que leva ao confronto entre ambos; e, no final, a morte forjada pelo Homem-Morcego consegue “abrir os olhos” de Clark, para que volte a ser o herói altruísta que sempre conhecemos.

Continua após a publicidade

Na versão estendida de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, dá para perceber que a homenagem a Cavaleiro das Trevas está no fato de o Superman estar sendo questionado desde o início do filme quem é que ele escolhe salvar diante de tanta gente pedindo socorro. Veja bem, Jimmy Olsen morre na primeira sequência, enquanto Lois Lane é salva a tempo no mesmo conflito “atendido” pelo Homem de Aço. E quando Lex Luthor aprisiona a mãe de Clark, ele ouve centenas de pessoas gritando por ajuda, até identificar sua própria mãe — ou seja, ele ignorou tanto o perigo que Olsen corria quanto essas outras possíveis vítimas.

Então, essa é uma questão importante que, depois do filme de Snyder, ganhou mais atenção dos fãs.

Ok, e qual é a resposta em Superman & Lois

Continua após a publicidade

Voltando a Superman & Lois e ao questionamento feito por Jonathan na mesa do café da manhã em Smallville, Clark explica que seu “radar premonitório” funciona quando ele ouve com atenção “as oscilações acontecendo na frequência sônica coletiva”. Assim como muita gente aqui, Jonathan diz: “isso não faz sentido nenhum para mim”.

“Como você distingue alguém em perigo ou chamando por um táxi?”, acrescenta Jordan. “Bem, levei anos de treinamento na Fortaleza da Solidão e aprendi a focar em sons específicos… como pessoas em apuro”, explica Clark, antes de se levantar da mesa quando Jonathan pergunta se ele já usou seus poderes para ver alguém nu.

Ou seja, ao longo do tempo, o Superman treinou seus sentidos apurados — especialmente a audição — com seu raciocínio superveloz para “prever” que determinados tipos de incidentes podem colocar em risco a vida de muitas pessoas. E é assim que ele consegue chegar aos locais momentos antes de um ônibus cair de uma ponte, por exemplo.

Continua após a publicidade

A propósito, Superman & Lois já tem quatro capítulos e vem sendo exibida às terças-feiras nos Estados Unidos, no canal The CW. Por enquanto, não há previsão de estreia no Brasil.