Os 10 supervilões mais poderosos que o Batman já conseguiu derrotar
Por Claudio Yuge | •

Todos sabemos que o Batman não voa ou é invulnerável, muito menos emite lasers pelas mãos ou tem visão de raio X. Ele é um humano altamente treinado em várias artes marciais, com físico digno dos grandes atletas e capacidade de dedução superior. Isso tudo, aliado à esperteza das ruas, inteligência e perspicácia. E, claro, Bruce Wayne tem bastante grana para torrar com seus "brinquedinhos".
Em uma atitude surpreendente, Batman procurou ajuda do Coringa para derrotar uma ameaça maior. Como o Batman Que Ri age sobre a previsão de resultados futuros, a imprevisibilidade do Palhaço do Crime ajudou o Homem-Morcego a sair vencedor de um dos confrontos.
6 - Flash Reverso
Como o próprio nome diz, este é um vilão mais conhecido por ser rival do velocista Barry Allen. Na saga Ponto de Ignição, em que vemos um mundo distópico sem a presença da Liga da Justiça, Eobard Thawne, o Flash Reverso, revela que essa realidade se concretizou depois que Allen voltou no tempo para salvar seus pais — o que causou um Efeito Borboleta em vários acontecimentos.
Nesta realidade, Thomas Wayne se torna o Batman porque seu filho Bruce morreu. E antes que o Flash Reverso possa matar o Flash, o Homem-Morcego desse mundo atravessa o corpo de Thawne com uma espada amazona.
5 - Ra’s Al Ghul
Esta é uma figura bastante recorrente nas principais histórias do Homem-Morcego e, de certa forma, Al Ghul tem objetivos semelhantes ao de Batman — mas, claro, sem escrúpulos para varrer quem estiver pelo caminho, sejam heróis ou vilões.
Embora Al Ghul seja imortal, com mais de 600 anos, e tenha fundado a Liga dos Assassinos, Batman se mostrou muito melhor como artista marcial e, por isso, foi capaz de derrotar seu oponente em várias situações de combate corpo a corpo.
4 - Circe
Uma das mais poderosas e perversas inimigas da Mulher-Maravilha, a vilão é uma feiticeira imortal da mitologia grega que possui um arsenal considerável de magias. Ela foi responsável pela morte de Hermes e até controlou a mente do Superman para colocá-lo contra Diana.
No evento Ataque das Amazonas, Circe trouxe a mãe da Mulher-Maravilha do mundo dos mortos, enganando-a, para tentar reaver o trono da Ilha Paraíso. A Liga da Justiça interviu e Batman, munido de palavras mágicas que obteve com Zatanna, conseguiu interromper temporariamente os poderes de Circe de derrubou-a com um soco.
3 - Kalibak
O filho primogênito de Darkseid é um dos jovens Novos Deuses. Ele é incrivelmente poderoso e em várias situações acompanha seu pai no campo de batalha — especialmente quando a missão envolve atacar a Terra. Acontece que um episódio torna sua tarefa algo pessoal: em uma das tramas, ele descobre que o corpo de Damian Wayne possui um fragmento do caos, e rouba o caixão para levá-lo a seu pai.
É claro que Batman fica possesso e, para enfrentá-lo, Wayne usa a armadura Hellbat, criada com metais coletados pelo Superman no Sol e confeccionada a partir de toda a expertise de combate de outros membros, como Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash. Ou seja, é um traje capaz de destruir deuses. E é exatamente isso que acontece com Kalibak quando o Homem-Morcego turbinado encontra com ele.
2 - Ares
O deus grego da guerra é um oponente recorrente da Mulher-Maravilha — veja bem, ele até apareceu no filme da deusa amazona. E Ares tem um papel curioso no evento Noites de Trevas: Metal, em que vemos uma versão sua combinada com o Batman, na versão poderosa conhecida como The Merciless.
Antes de se mesclarem, Bruce Wayne e Diana Prince vivem um romance e são surpreendidos por Ares, que deixa a Mulher-Maravilha incapacitada. Depois de o vilão destruir a Liga da Justiça, Batman enlouquece e consegue o capacete mágico de seu oponente. Isso o torna em um monstro impiedoso, decapita Ares e se torna o novo deus da guerra.
1 - Darkseid
Um dos imortais Novos Deuses mais antigos, Darkseid é muito poderoso e, na sua busca pela Equação Anti-Vida, costuma bater de frente contra o Superman ou a Liga da Justiça inteira. Mas, surpreendentemente, Batman já conseguiu derrotar Darkseid várias vezes.
E um dos episódios mais marcantes foi no final da saga Crise Final, quando o Novo Deus Orion é dado como morto e Darkseid ataca a Terra usando a Equação Anti-vida. Batman vai contra seu código de não usar armas de fogo letais e utiliza um projétil especial em uma pistola extremamente poderosa, capaz de dizimar o vilão.
- Crise Final, “o dia que o mal venceu” no mais complexo evento da DC Comics
- 11 momentos mais emocionantes dos quadrinhos da DC
Na conclusão, o Homem-Morcego é dado como morto, após ser atingido pelos Raios Ômega. Mas, na verdade, os raios apenas jogaram o Batman para outra era. Ou seja, Bruce Wayne, mesmo humano, venceu novamente um ser de escala cósmica.
*Com informações do CBR.