Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que o infame vilão Ceifador das HQs da Marvel tem a ver com WandaVision?

Por| 24 de Janeiro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Marvel
Marvel
Tudo sobre Marvel

Desde que WandaVision estreou no Disney+, muita gente ficou “caçando” as dezenas de easter eggs escondidos em todos os cantos da série. De citações ao vilão Mephisto a ícones visuais que lembram as organizações Hydra e SWORD, a atração conta com vários mistérios — e um deles recai diretamente no vilão Ceifador. O personagem ganha importância porque é irmão do herói, e algumas vezes antagonista, Magnum (Wonder Man, no original em inglês); e por ter sido uma grande ameaça ao Visão e à Feiticeira Escarlate ao longo das décadas.

Atenção: abaixo há citações sobre WandaVision que podem estragar surpresas para quem não assistiu. Siga por sua conta e risco!

Para quem perdeu a referência, há uma pista sobre a possível participação do Ceifador no segundo episódio que foi ao ar no Disney+. Durante a abertura que emula a introdução da série sessentista A Feiticeira, dá para notar o desenho de um capacete, que é idêntico ao do vilão.

Continua após a publicidade

Adicione a isso outros dois easter eggs sobre Magnum, seu irmão. O primeiro aparece de forma, mais leve, com citações a “Wonder”, na própria abertura em forma de animação. Já a segunda é bastante evidente, com um cartaz fora de foco em um vídeo de bastidores, lançado pela Marvel Studios após a estreia de WandaVision.

Bem, enquanto a vida de Magnum fica para outro dia, vamos falar sobre o Ceifador, já que ele tem o potencial de ser um dos antagonistas de WandaVision. Mas quem é este personagem? Quais são seus poderes? E como ele se encaixaria na trama do Disney+? É o que você vai saber abaixo.

Continua após a publicidade

Ceifador é “vilão da Série B” dos Vingadores

Chamado em inglês de Grim Reaper, Eric Williams, como dito, é irmão de Simon Williams, o Magnum. Sempre envolto em problemas, inclusive familiares, Eric tentou salvar a empresa falida de Simon, investindo dinheiro ilícito, mas seu esquema não deu certo. No meio dessa história temos a conhecida Stark Enterprises, que colocou-os fora do mercado.

Na tentativa de ganhar poder para atacar a companhia rival, Simon se associou com ao grupo Mestres do Terror e recebeu “raios iônicos” em experimentos comandados pelo Barão Zemo. Como resultado, ele ganhou superforça e resistência, com a contrapartida de que deveria manter tratamento constante, caso contrário ele morreria.

Em seguida, já com a denominação de Magnum, seu ataque à Stark Enterprises falhou e, ao saber de sua história e condição, os Vingadores decidiram ajudar Simon, que, então, virou-se contra os Mestres do Terror. Só que ele morreu em combate e, mais tarde, viria a se tornar parte do “molde” para a criação do Visão. E, posteriormente, o próprio Magnum, que havia sido erroneamente dado como morto, voltou à ação depois de um coma — mas, como disse, as ramificações dessa história ficam para outro dia.

Continua após a publicidade

O mais importante disso tudo para o que vamos tratar aqui é o fato de que Eric apenas soube que seu irmão morreu e foi utilizado para a criação do Visão. Furioso e em busca de vingança, ele procurou o Consertador, personagem que lida com equipamentos tecnológicos e chegou a aparecer como aliado do abutre em Homem-Aranha: De Volta para Casa. O Consertador arrancou o antebraço direito de Eric e colocou uma foice cibernética no lugar.

A partir daí, Eric passou a se chamar Ceifador e, com sua “mão de foice cibernética”, ganhou a habilidade de drenar a força vital de seus oponentes. Criado por Roy Thomas e John Buscema em Avengers #52 (1968), o vilão sempre foi da “Série B” da Marvel, contudo, ainda assim, é um dos mais antigos inimigos dos Vingadores e enfrentou várias vezes o grupo, em especial o Visão. Ele fez isso tanto como membro da equipe de supervilões Legião Letal, comandada por Ultron, quanto em sua “carreira solo”.

Como funcionam seus poderes?

Continua após a publicidade

Como dito acima, as habilidades iniciais de Eric envolvem a absorção de força vital de suas vítimas, a partir de sua foice cibernética. Isso o deixa mais forte fisicamente e também imbui seu braço hi-tech com poder suficiente para que possa realizar disparos energéticos de longa distância. Além disso, ele passou a se comunicar com mortos em uma espécie de “supernecromancia” baseada na ciência.

A partir do momento em que ele foi ficando mais complexo, sua natureza sombria e esquemas sórdidos passaram a ser até mais ameaçadores do que seu braço com foice. Um exemplo disso é que, dado o fato que a personalidade do Visão foi moldada a partir do engrama (uma característica de um tecido nervoso causado por um estímulo muito forte, como um trauma) de Simon Williams, um dos planos do Ceifador era transferir a mente do Visão para o falecido corpo de seu irmão.

E o Ceifador até mesmo tentou fazer isso com a própria colaboração do herói, já que um dos anseios do sintozoide era deixar sua forma robótica para, finalmente, ser considerado um ser humano de verdade — e, assim, estabelecer um romance “tradicional” com Wanda. A proposta do vilão ao Visão era torná-lo “de carne e osso”.

Continua após a publicidade

Mesmo com a rejeição do Visão a essa “oferta” e com o próprio Simon dizendo ser o irmão que ele viu crescer, o Ceifador continuou com sua obsessão de tentar ressuscitar a “versão antiga”, apelando até para a magia do vilão vudu Garra Negra. E, em um desses combates, o Ceifador foi abatido pelos heróis dos Vingadores.

Morte e ressurreição

Claro que esse não foi o fim do Ceifador. Nekra, uma vilã também com poderes necromânticos, insistiu em reviver o vilão recorrentemente. Nessa versão “zumbi”, Eric continuava drenando a energia vital dos inimigos para deixá-los mais fracos e se fortalecer, mas também precisava disso para continuar vivo.

De tanto flertar com a morte, ele ficou mais perigoso e demoníaco. O Ceifador passou a manipular magia sombria, recrutando membros dos Vingadores que já bateram as botas. Eric até mesmo invocava demônios. Posteriormente, o vilão foi utilizado pelos Gêmeos do Apocalipse como personificação do Cavaleiro da Morte.

Continua após a publicidade

Mais recentemente, ele infernizou a vida do Visão na minissérie de Tom King e Gabriel Hernandez Walta, em uma das histórias usadas como inspiração para WandaVision — o que aumenta as chances dele dar as caras na série.

Como o Ceifador pode se encaixar em WandaVision?

Os dois primeiros episódios da série deixaram mais dúvidas do que respostas. E uma das maiores questões gira em torno da presença do Visão, já que ele morreu em Vingadores: Guerra Infinita. Como o sintozoide voltou? É uma ilusão criada por Wanda? Seria Mephisto disfarçado, ou parte de outro esquema? Fato é que isso terá consequências muito em breve.

Continua após a publicidade

O Ceifador pode ser a pessoa que vem observando a vida suburbana do casal no monitor do final do primeiro episódio. Ou estar disfarçado entre os novos amigos do bairro. E até mesmo ser o responsável por trazer o Visão de volta — talvez com a ajuda de Mephisto.

Já seu irmão, Simon, estava previsto para aparecer originalmente em Guardiões da Galáxia Vol. 2, na pele de Nathan Fillion, mas acabou sendo removido do corte final — quem sabe ele também não dá as caras? O jeito é aguardar e continuar pescando pistas a cada episódio semanal.

Continua após a publicidade

*Com informações do Games Radar.