Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova HQ dos X-Men recria sensacional batalha entre Sandman e Lúcifer

Por| 19 de Outubro de 2022 às 22h30

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

O duelo verbal entre o Mestre dos Sonhos e Lúcifer Estrela da Manhã de Sandman é um dos combates mais épicos já vistos nos quadrinhos, justamente porque, em vez de socos e pontapés, é uma batalha intelectual. E, seja de forma acidental ou não, uma sequência em uma nova HQ dos X-Men traz um confronto bastante semelhante.

Atenção para spoilers de Legion of X #6!

Bem, antes de mais nada, vamos só refrescar a memória do que se trata a “Batalha no Inferno” entre Morpheus e o demônio Chorozon — que, na Netflix, foi trocado por Lúcifer. Em Sandman #4, lançado em 1989, o Mestre dos Sonhos vai para o Inferno em busca de seu capacete. Ao chegar lá, ele descobre que o artefato foi obtido por meios “legais” previstas pelas regras do universo DC. Aí é que começa um desafio, que vale o item ou a escravidão de Morpheus.

Continua após a publicidade

O duelo nada tem a ver com uma luta física, e prevê um oponente tentando dizer qual elemento poderia extrair a vida da sugestão do outro. Ou seja, uma bactéria mataria um cavalo, que seria morto por um caçador, e por aí vai. Até que Sandman usa “esperança” para vencer uma “a antivida, o fim de tudo”. Embora esse episódio não tenha sido bem digerido por Lúcifer, Morpheus saiu vitorioso do Inferno, carregando seu capacete de volta.

O que a HQ dos X-Men tem a ver com a luta entre Sandman e Lúcifer?

Legion of X #6, escrito por Si Spurrier e desenhado por Rafael Pimentel, tem como cenário de fundo o julgamento do poderoso mutante Legião, filho do Professor Xavier, nas mãos do Celestial Progenitor, que é o causado da atual megassaga AXE: Judgment Day. O evento reúne os X-Men, os Eternos e os Vingadores em uma grande treta.

Continua após a publicidade

Pois bem, Legião é conhecido por ser instável e um mutante nível Ômega, com a capacidade de alterar a própria realidade — foi ele o responsável pela saga noventista Era do Apocalipse. Na atual era dos X-Men na nação Krakoa, David Haller conseguiu se equilibrar e se tornou um líder de parte da sociedade mutante da ilha. Ele até mesmo criou um reduto psíquico dentro de sua própria mente, chamado Altar, onde Noturno e seus Legionários opera.

Enquanto é julgado pelo Celestial Progenitor, ele reflete sobre uma luta que aconteceu nas páginas de X-Men Red, mas que só agora vemos com detalhes como ela na verdade aconteceu. Legião enfrentou Uranos, tio de Thanos, que possui incríveis poderes mentais e de distorção da realidade. E a maior batalha entre ambos aconteceu no plano astral.

A página dessa luta mostra Legião e Uranos tentando se enfrentar em diferentes possibilidades e variantes, entre conceitos abstratos e coisas absurdas, como competições de arte. “Amassamos futuros diante de abstrações. Esmurramos linhas temporais diante de réplicas e retaliações que existiam apenas como hipóteses. Esmagamos multiversos em potência”, viajou Haller, sobre o combate. No final, o herói foi derrotado ao ser distraído pelo inimigo, que citou sentimentos sobre seu pai, Xavier.

Continua após a publicidade

Independente do resultado da batalha, não dá para negar que há muita semelhança no conceito da batalha e até mesmo na forma que ela vai se desenrolando. Não há palavras dos autores sobre uma possível referência ou homenagem à história da rival DC Comics; e nem se sabe se foi acidental ou não — certo é que, ver um momento épico de Sandman transformando em uma batalha igualmente criativa e incomum, não deixa de ser curioso.