Lanternas Verdes têm agora novo arqui-inimigo de escala cósmica
Por Claudio Yuge |
Desde o início da nova fase Amanhecer do Universo DC (ou Dawn of DC), a editora vem atualizando elementos clássicos de cada núcleo de herói, trazendo de volta o básico sem deixar de lado novidades em uma nova hierarquia de poder. Um dos focos da companhia tem sido gerar ameaças profundamente malignas, pois muitos de seus vilões se tornaram complexos e atualmente até mesmo chegam a flertar com status de anti-herói.
- Lanterna Verde confessa qual o único herói da Liga da Justiça realmente teme
- Lanternas Verdes veem seus mais antigos inimigos sendo destruídos
- Lanternas Verdes ficam acuados com a chegada dos Caçadores de Anéis
Os títulos dos Lanternas Verdes, que já viram Sinestro, Ciborgue Superman, Zod, a Tropa dos Lanternas Negros e até os próprios Guardiões do Universo se tornaram os maiores antagonistas dos heróis, ultimamente vinha sentindo a falta de uma força opositora que realmente os leitores possam se divertir odiando. E eis que a DC parece ter encontrado esse vilão, que já pode ser considerado o novo arqui-inimigo dos Gladiadores Esmeralda.
Atenção para spoilers de Kneel Before Zod #8!
Estamos falando de Thaaros, que apareceu do nada com esse nome ridículo em Action Comics #1036, publicado em 2016, durante a excelente fase do Superman no Mundo Bélico. Na época, Durlan Thaaros já aparecia se arrastando pelas sombras para manipular os bastidores das autoridades espaciais e chegar à liderança dos Planetas Unidos, uma organização zoada que tenta estabelecer padrões, diretrizes e acordo entre os mundos alienígenas.
Essa autoridade sempre teve agenda e atividades obscuras, e conseguiu uma brecha para obrigar os Guardiões do Universo, os anões azuis que chefiavam os Lanternas Verdes, a entregarem o controle da Tropa aos Planetas Unidos. Sob a influência de Thaaros, os Gladiadores Esmeralda assumiram comportamento mais sombrio.
Lanternas Verdes de longa data, como Hal Jordan e John Stewart, foram expulsos e substituídos, com a Terra posta em quarentena pelos Planeta Unidos sob a justificativa de “intensa atividade de ameaças”. E, depois do início da saga Absolute Power, Thaaros revelou sua verdadeira face, com a descoberta de um acordo com Amanda Waller na investida contra os heróis.
Thaaros é reconhecido como nova grande ameaça
Depois de as maquinações de Thaaros e sua escalada de poder se popularizarem pelo universo, os próprios vilões tradicionais da DC passaram a considerá-lo como o “nome da vez” entre as maiores ameaças cósmicas da editora atualmente.
Em Kneel Before Zod #8, lançado recentemente, Zod e Sinestro, dois tiranos cósmicos que já foram considerados principais antagonistas dos Lanternas Verdes, reuniram-se para discutir o atual status de poder na galáxia. Zod confessa que sempre achou os Planetas Unidos uma "causa perdida", e que seu corpo governante "é completamente corrupto de cima para baixo".
Sinestro concorda, dizendo que Thaaros está jogando um "jogo malévolo" e que seu planeta natal, Korugar, sofreu muito por causa disso. Poucos vilões do Universo DC são tão poderosos quanto o General Zod e Sinestro, e ouvi-los reconhecer Thaaros como uma grande ameaça o coloca em uma posição mais ameaçadora atualmente.
Sinestro tentou por anos destruir a Tropa dos Lanternas Verdes, e Thaaros conseguiu fazer exatamente isso, corrompendo a organização por dentro e manchando permanentemente sua reputação. Em pouco menos de dois anos, Thaaros se tornou o vilão mais poderoso da galáxia, e até mesmo outros bandidos cósmicos admitem isso.