Publicidade

Lanterna Verde Hal Jordan tem apelido que pouca gente sabe o que significa

Por| 20 de Junho de 2022 às 22h40

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Hal Jordan é o Lanterna Verde mais famoso e poderoso da DC. Embora tenha passado por maus momentos nos anos 1990 e os leitores também adorarem John Stewart, Kyle Rayner, Alan Scott, Guy Gardner, Kilowog, entre outros da Tropa, Hal continua sendo o favorito dos fãs. E tem uma uma coisa que intriga muita gente, especialmente os brasileiros: o que significa o apelido “Highball”, dado pelos colegas da Força Aérea dos Estados Unidos?

Vimos recentemente em Top Gun: Maverick, que é comum os pilotos terem um codinome para uso durante a ação no céu. Hal, que é um veterano piloto de testes, também tem o seu, claro. Highball, que na tradução literal seria “Bola Alta”, obviamente remete a algo sobre a grande capacidade que o herói ter no manche do avião. Contudo, não há uma conversão decente para isso no português brasileiro; e as razões pelas quais ele é chamado assim também deixa a tarefa de tradução mais difícil ainda.

Continua após a publicidade

A primeira vez que Hal Jordan foi chamado de Highball foi em Green Lantern #1 (2005), escrito por Geoff Johns. Em um flashback da história de origem, vemos os colegas de Forças Aéreas chamando-o assim em uma referência ao acidente de carro em que ele estava bêbado ao volante, na noite em que ele recebeu o anel energético do alienígena Abin Sur. A “Bola Alta” seria para chamá-lo de inconsequente ou irresponsável, ou ambos.

O segundo significado tem a ver com o jeito impulsivo do Gladiador Dourado. Como Highball é um termo usado nos Estados Unidos como gíria para um trem correndo a toda velocidade, também seria uma alusão ao jeitão ansioso e despreocupado de Hal, que muitas vezes toma decisões precipitadas ou duvidosas.

Para completar Highball, que, como dito acima é usado como jargão entre profissionais que trabalham com trens, o primeiro Lanterna Verde, Alan Scott, era engenheiro ferroviário antes de usar o seu anel energético.

Continua após a publicidade

Hal não precisa de aviões para voar faz tempo, mas seu passado como piloto de testes é um importante e divertido aspecto de sua carreia — que, aliás, faz tempo que não dá as caras nos quadrinhos. Esperamos que um dia voltemos a ver mais aventuras do Highball em combates aéreos.