Lanterna Verde finalmente revela mistério que a DC escondia há 65 anos
Por Claudio Yuge |
Na mitologia dos Lanternas Verdes, a Tropa dos Lanternas Verdes sempre seleciona dois seres com extrema força de vontade e capacidade incomum de sobrepujar o medo para monitorar cada um dos 7,2 mil setores do Universo DC. Só que o Setor 2814, o da Terra, sempre teve muito mais representantes da corporação, e isso nunca foi bem explicado. Agora, depois de 65 anos, a DC Comics finalmente desvenda esse mistério.
- Sabia que cada Lanterna Verde usa seus poderes de forma diferente?
- Lanternas Verdes lembram o que realmente os diferem um do outro
Atenção para spoilers de Green Lantern #9!
Com exceção de Alan Scott, que nunca fez parte da Tropa dos Lanternas Verdes, a Terra tem como principais integrantes da corporação os populares Hal Jordan, John Stewart, Guy Gardner e Kyle Rayner. Depois deles ainda vieram Simon Baz, Jessica Cruz, Keli Quintela e Sojourner ‘Jo’ Mullein, entre outros que nunca fizeram oficialmente parte da equipe espacial.
A Tropa dos Lanternas Verdes chegou a ter apenas um humano, Kyle Rayner, durante os anos 1990, quando Hal Jordan enlouqueceu e dizimou a corporação como o vilão Parallax. Quando Hal voltou à vida na reformulação da mitologia dos Lanternas Verdes promovida por Geoff Johns em meados de 2000, o escritor chegou a explicar superficialmente a razão de tantos integrantes humanos.
Johns formulou na época a teoria de que a vida no Universo DC começou na Terra, e, portanto, somente os humanos podem mergulhar intensamente no Espectro Emocional que fornece a todas as tropas as energias que abastecem suas Baterias Centrais. Mas esse conceito não foi explorado e muita gente continuou sem saber ao certo por que o Setor 2814 possui tantos Gladiadores Esmeralda.
A nova explicação
Em Green Lantern #9, lançado recentemente, Hal está na Galícia, local onde sentiu seu anel aumentar de poder durante sua última luta com Sinestro. O herói descobre um ambiente exuberante escondido no subsolo, onde encontra seu velho amigo Tom Kalmaku vivendo na Terra oca. Tom foi chamado a este lugar em um sonho como reforço para defender um segredo escondido pelos Gladiadores Esmeralda.
Tom brilha e a vida vegetal começa a se mover, revelando uma nova Bateria Central do Lanterna Verde escondida na Terra. O amigo de Hal explica que os Guardiões do Universo, que criaram a Tropa, deixaram o artefato para os Lanternas Verdes humanos, caso algo acontecesse com a Bateria Central de Oa, o planeta vivo que serve como base para a corporação.
O Anel de Poder criado pela força de vontade de Hal no começo dessa nova fase desaparece, e Tom diz que o artefato era apenas uma amostra do que ele deveria possuir permanente. Em seguida, um esconderijo de Anéis do Poder emerge do solo, com várias unidades da jóia.
E é aí que Tom revela a verdadeira razão pela qual a Terra tem tantos Lanternas Verdes e por que os Guardiões do Universo deixaram esse “presente” para os terráqueos: os humanos têm uma incapacidade inata de seguir ordens ou “um excesso de vontade”. Isso significa que os Gladiadores Esmeralda do Setor 2814 estão muito mais equipados para sobreviver a situações perigosas do que qualquer outra raça alienígena.
De certa forma, Johns já havia explicado que os humanos são os únicos que conseguem sentir a força de vontade de forma plena em toda a galáxia, e, recentemente, o próprio Hal Jordan reforçou que somos uma raça com uma coragem incomum. E a nova explicação complementa esse conceito, deixando claro que o Setor 2814 conta com integrantes naturalmente obstinados ao extremo, de forma inata.