Publicidade

HQ do Justiceiro acaba sem previsão de retorno do personagem

Por| 01 de Junho de 2023 às 21h00

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

O Justiceiro é um personagem bastante complicado de lidar dentro da Marvel Comics, principalmente quando ele está fora das histórias mais adultas, em meio ao universo de heróis. Sua natureza assassina e a mensagem pouco otimista quem dele o torna um anti-herói difícil de encaixar. E, embora Frank Castle seja querido pelos fãs, de tempos em tempos ele some sem previsão de retorno — exatamente como acontece neste momento.

Atenção para spoilers de Punisher #12!

"O Justiceiro não existe mais." É assim que termina o arco comandado pelo escritor Jason Aaron, que terminou com Punisher #12, lançado recentemente. Mas, antes de chegar ao seu destino final, é preciso resumir rapidamente o que aconteceu com ele até então — inclusive fora dos quadrinhos.

Continua após a publicidade

O Justiceiro já teve ótimas histórias, principalmente aquelas em que ele lida com vilões tão perversos que sua crueldade e autodestruição parecem “pequenas” perto da maldade que ele enfrenta. Em alguns arcos, seu código de honra próprio, como herói anônimo do faroeste, também funcionaram, a exemplo das fases em que enfrentava a máfia, sob comando do escritor Chuck Dixon.

Frank Castle também se mostrou um ótimo coadjuvante, especialmente em sagas como Dinastia M, Império Secreto e Pecado Original — neste, ele até protagonizou uma hilária e improvável dupla com o Doutor Estranho.

Mas os tempos em que vivemos, especialmente com muitas mensagens de ódio na web, tiroteios em escolas e violência gratuita com mortes banais ao redor do mundo, um personagem como Castle pode ser usado para outros fins bem diferentes de entretenimento. É o que começou a acontecer quando seu tradicional símbolo da caveira começou a ser utilizado por extremistas.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Foi por conta disso que a própria Marvel decidiu aposentar, por tempo indeterminado, o símbolo da caveira do uniforme do Justiceiro no começo deste arco de Jason Aaron. E, talvez pelas mesmas razões acima, Frank Castle suma das HQs, sem previsão de volta.

Como acaba a jornada do Justiceiro nas HQs

Ao longo desta fase, o Justiceiro se tornou o comandante do Tentáculo, a mesma organização que sempre enfrentou o Demolidor; e, por isso mesmo, vimos os dois personagens, que já tiveram outros combates ao longo de suas trajetórias, enfrentando-se novamente. E, na edição número 11, perto do fim deste arco, Frank Castle reencontra sua família, que foi justamente a razão pela qual ele começou sua matança desenfreada.

Continua após a publicidade

Eis que sua própria esposa, Maria, usa uma arma mística para atirar contra Castle — afinal, ela mesma não gosta de ver o que seu marido se tornou. O Justiceiro sobrevive aos ferimentos graças ao Doutor Estranho. Vale destacar que o anti-herói havia sido empoderado por poderes sobrenaturais, que, com sua aparente morte, somem. Capitão América, Viúva Negra, Wolverine e Cavaleiro da Lua ajudam a capturar Frank ferido no complexo do Tentáculo, e o aprisionam no porão do Sanctum Sanctorum de Strange.

Maria foi revivida pelo Tentáculo, e Strange alerta a Castle que isso não é natural. Embora seu destino ainda seja incerto, ela declara o fim do casamento com o Justiceiro e parte para uma vida nova, sem dizer que está grávida. Com a ajuda da Viúva Negra, ela vende todos os bens do anti-herói, ficando com parte para si e doando o restante para instituições de caridade.

E antes mesmo que Castle saiba o destino que os heróis têm para ele, o Justiceiro usa a magia restante dentro das balas removidas de seu corpo para se incendiar, desaparecendo sem deixar vestígios. Depois que o Justiceiro desaparece, o Doutor Estranho diz: "Ele não está mais neste plano de existência. O Justiceiro não existe mais".

Continua após a publicidade

Na verdade, Castle foi para outro reino, chamado de Weirdworld. Esse domínio mágico, citado em 2015, é uma realidade com regras próprias, e, ao que parece, é nesse “limbo” que o Justiceiro vai viver suas aventuras, quando — e se — voltar.

Agora, o Justiceiro na Terra-616, na cronologia principal da Marvel Comics, atuando ao lado dos heróis com seu uniforme tradicional e do jeito que nos acostumamos a ver há décadas… esse não há previsão de volta mesmo. Infelizmente, este Frank Castle se foi por tempo indeterminado.