Publicidade

HQ confirma qual é a maior diferença entre Batman e Superman

Por| 07 de Novembro de 2023 às 14h46

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Qual é a maior diferença entre Batman e Superman? Tudo bem, você pode me dizer que um não tem poderes, enquanto o outro tem; que Bruce Wayne cresceu como um bilionário, enquanto Clark Kent foi adotado teve seu aprendizado como um “garoto do campo”; ou que um representa as trevas, enquanto o outro simboliza a luz. Só que há um aspecto, em especial, que os distancia bastante, e isso é o que uma nova HQ da DC Comics confirma.

Atenção para spoilers de Superman: Lost #7!

Bem, antes de falarmos sobre a diferença em si, a HQ em questão é Superman: Lost, uma minissérie que acontece fora da continuidade principal e que mostra Clark tendo que se reajustar à vida depois de estar ausente por quase duas décadas perdido no espaço. Embora sua saída da Terra tenha sido de, relativamente, um dia para os humanos, para ele durou 20 longos anos.

Continua após a publicidade

Enquanto Clark sente que os efeitos da gravidade o tornaram distante e indiferente, flashbacks aos poucos revela que sua jornada foi angustiante, principalmente em boa parte do tempo em que ele ficou preso em um planeta, batizado pelo próprio Superman de “Kansas”. O herói não conseguiu salvar sua nova casa e tentou retornar à Terra por um buraco de minhoca, até ser parado por uma versão idosa de si mesmo.

Qual a grande diferença entre Batman e Superman?

Em Superman: Lost #7, o Superman mais velho que aparece diz a Clark que sua missão está fadada ao fracasso, enquanto o Homem de Aço mais jovem conversa sobre o que diz ser mentira ou não, sua versão idosa enfatiza que “não existe Superman”, “apenas Clark”.

Continua após a publicidade

Sua conexão intrínseca com a Terra confirma o que já havíamos destacado, que o maior poder do herói é sua humanidade. E mais, diferente do Batman, a “verdadeira” identidade do Superman é sua versão que aprendeu o que é gentileza e empatia.

Na essência, Bruce Wayne é Batman, mas, para o Superman, Clark Kent é o oposto: em vez de um alter-ego fantasiado, o Homem de Aço é uma imagem inspiradora que ele apresenta ao mundo. Vale destacar que, na recente Guerra de Gotham, o Homem-Morcego mencionou que sua identidade secreta é uma “ferramenta necessária”, e não algo que ele gosta ou deseja.

Continua após a publicidade

Assim, a nova HQ confirma que Batman talvez possa deixar de ser Bruce Wayne, mas que Superman nunca conseguirá deixar de ser Clark Kent.